Fale Conosco

13 de maio de 2013

Fundação Casa de José Américo na programação da Semana do Museu



fcja fundacao casa jose americo foto jose lins 6 270x202 - Fundação Casa de José Américo na programação da Semana do MuseuA Fundação Casa de José Américo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, realiza uma programação especial para pessoas com deficiências, em comemoração à 11ª Semana Nacional do Museu, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em todo o país, diversas unidades participam das atividades que acontecem anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado no próximo sábado (18).

A programação, idealizada pelo Museu Casa de José Américo, vai destacar uma ação educativa, para os próximos dias 17 e 18 (sexta e sábado), manhã e tarde, com oficinas de modelagem com argila e contação de histórias para o público composto especialmente por pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras. As atividades acontecerão na orla do Cabo Branco, em tendas montadas na areia, em frente à Fundação Casa de José Américo.

Este ano, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para a 11ª edição da Semana de Museus favoreceu a associação da temática à responsabilidade social.

Inspirado nessa tendência, o Museu Casa de José Américo idealizou as atividades para compor a programação do projeto Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura, que visa a promoção da acessibilidade em uma perspectiva da mudança social. O projeto Acesso Cidadão, por meio de práticas esportivas e atividades artístico-culturais, visa promover a inclusão social e o acesso simultâneo das pessoas com deficiências às atividades de esporte, cultura e lazer.

Programação – As atividades comemorativas ao Dia Internacional do Museu, da Fundação Casa de José Américo, acontecem nas próximas sexta e sábado, em frente à instituição, na orla do Cabo Branco. Na sexta, a partir das 9h e das 14h, na Tenda 1, haverá oficina de modelagem com argila para deficientes visuais, ministrada pelo Mestre João Olegário da Silva, e, na Tenda 2, contação de histórias, com literatura infantil para o público em geral, pela professora Maria Magdalena Rocha Araújo.

No sábado, a partir das 9h, a programação se repete somente durante a manhã. Haverá ainda o lançamento do livro literário Azur e Asmar, pelos autores e Grafset. Paralelamente às oficinas, ocorrerão atividades de esporte e lazer na praia, para pessoas com deficiências, como acontece todos os sábados no projeto Acesso Cidadão.

Semana Nacional do Museu – De acordo com o Ibram, as programações serão realizadas em 535 municípios do país, com a participação de 1.252 instituições e 3.911 eventos. A primeira edição da Semana Nacional de Museus aconteceu em 2003 e contou com a participação de 57 museus, que realizaram cerca de 270 eventos.

Já em 2012, 1.114 museus participaram com 3.420 eventos inscritos em 513 cidades de todo o país. Em 2013, as inscrições, mais uma vez, bateram recordes, 1.252 instituições participam do evento. As instituições estão organizando 3.911 eventos que acontecem em 535 municípios do Brasil e do Distrito Federal.