Fale Conosco

24 de agosto de 2016

Fundação Casa de José Américo lembra Centenário de Pedro Nicodemos 



A Fundação Casa de José Américo realiza nesta quinta-feira (24), às 17h, uma programação alusiva ao centenário do professor José Pedro Nicodemos. A professora Elza Régis de Oliveira fará palestra sobre o tema “Pedro Nicodemos e a História do Brasil de Frei Vicente do Salvador”, seguida de debate pelo professor Ângelo Emílio da Silva Pessoa.

A solenidade será presidida pelo professor Damião Ramos Cavalcanti, presidente da Fundação Casa de José Américo. A filha do homenageado, professora Raquel Arcoverde Nicodemos da Costa, falará em nome da família. 

Perfil – Natural de Ribeirão (PE), o professor e historiador José Pedro Nicodemos faleceu dia 14 de abril de 2002. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Ocupou o cargo de promotor público, mas ao afastar-se das atividades forenses dedicou-se exclusivamente ao ensino, particularmente ao ensino médio e superior. No magistério superior iniciou sua carreira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, onde ministrava aulas nos Cursos de História e Geografia, de Pedagogia e de Letras. Também ensinou Economia Social e Direito Social na UFPB.

Na Universidade integrou durante três mandatos o Conselho Universitário e dirigiu o Departamento Cultural da UFPB. Foi membro do Conselho Estadual de Educação.