João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo integra programação da Semana Nacional de Museus

sexta-feira, 13 de maio de 2016 - 10:00 - Fotos:  Arquivo

A Fundação Casa de José Américo integrará as atividades da 14ª Semana Nacional de Museus, com a realização de uma mesa redonda, na próxima quarta-feira (18), às 9h, no Auditório da FCJA, em João Pessoa. O tema deste ano é Museus e Paisagens Culturais”. Participam da atividade, os especialistas na área, Átila Tolentino e Emanuel Braga, ambos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Paraíba.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, a partir de programações em torno de uma mesma temática. Nesta edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades. 

Museu da FCJA – Este foi o local onde o escritor e político José Américo de Almeida viveu expressiva parte de sua vida. A morada foi transformada em museu, preservando toda originalidade, guardando as mesmas características de quando ele nela residia. Abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, assim como a biblioteca e o arquivo fotográfico.