Fale Conosco

17 de maio de 2018

Fundação Casa de José Américo integra programação da Semana Nacional de Museus



Semana Museus solenidade 270x191 - Fundação Casa de José Américo integra programação da Semana Nacional de MuseusCom a temática Museus Hiperconectados, apresentada em mesa-redonda, a Fundação Casa de José Américo, por meio do seu Museu, integrou as atividades da 16ª Semana Nacional de Museus, um projeto do Ibram, na manhã desta quinta-feira (17). A coordenação dos trabalhos foi do professor Átila Tolentino, mestre em Sociologia, e funcionário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/PB).

Ao abrir a solenidade, o presidente da FCJA, professor Damião Ramos Cavalcanti, atualizou uma frase de efeito, ao destacar que “o museu é coisa do futuro”, segundo ele, “porque o devir depende necessariamente do presente e, sobretudo, do passado, tem sido definido nos limites do passado, mas que sem museu não haverá futuro”.

Em sua fala, o professor Átila Tolentino, do Iphan/PB, destacou que as três funções básicas do museu são a comunicação, preservação e investigação. “É preciso destacar que essas duas últimas estão intimamente ligadas à gestão de informação”, acrescentando que “isso é fundamental para que os conteúdos sejam produzidos e, consequentemente, o museu possa criar estratégias de comunicação com o seu público”.

A palestra sobre o tema central foi desenvolvida pelo professor da UFPB e doutor pela Universidade de Paris VI, Pedro Estrela. O tema abordado foi a Hiperconectividade entre museus de história natural do mundo. Segundo ele, o conjunto de dados sobre animais e plantas destas coleções, uma vez conectados, permite análises de padrões globais de biodiversidade. “Estes são essenciais para o planejamento territorial e a conservação das espécies”, destacou.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, firmando parcerias, a partir de programações em torno de uma mesma temática.