Fale Conosco

19 de maio de 2013

Fundação Casa de José Américo encerra Semana do Museu com atividades culturais e recreativas



Panoramica encerramento lançamento livro 270x202 - Fundação Casa de José Américo encerra Semana do Museu com atividades culturais e recreativasA Fundação Casa de José Américo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, encerrou a 11ª Semana Nacional do Museu, nesse sábado (18), com uma programação especial para pessoas com deficiências. Tendo como cenário a praia de Cabo Branco, em frente à FCJA, o evento contemplou aspectos artístico-culturais e recreativos, como oficina de modelagem com argila para deficientes visuais, contação de histórias e atividades de esporte e lazer na praia do projeto Acesso Cidadão, além de lançamento de livro para o público em geral.

A oficina foi ministrada pelo mestre João Olegário da Silva e contação de histórias pela professora Maria Magdalena Rocha Araújo, durante todo o dia da sexta-feira, e manhã de sábado. Magdalena também apresentou o livro literário infantil As Aventuras de Azur e Asmar, que relata uma lenda africana para enfrentar obstáculos com determinação e tolerância para com discriminações étnicas. Com ilustração de Juliana Fiorese, o reconto da lenda é assinado por Janete Lins Rodriguez, Josilane Maria Aires e Maria Carmelita Lacerda.cegos e def visuais trabalhando com argila 270x180 - Fundação Casa de José Américo encerra Semana do Museu com atividades culturais e recreativas

A Semana Nacional do Museu é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em todo o país, anualmente, com a participação de diversas unidades para celebrar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. Este ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) propôs o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, favorecendo a associação da temática à responsabilidade social.

Inspirado nessa tendência, o Museu Casa de José Américo idealizou as atividades integrando a programação ao projeto Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura, que visa a promoção da acessibilidade em uma perspectiva da mudança social e que acontece todos os sábados, na praia do Cabo Branco, em frente à Fundação Casa de José Américo.