João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo cria sua bandeira

segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 15:00 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo já conta com seu símbolo representativo. O presidente Damião Ramos Cavalcanti providenciou a confecção da bandeira da instituição, que já se encontra hasteada, junto às do Brasil e da Paraíba, em frente à sede da FCJA. Ela foi elaborada a partir da logomarca da instituição, fruto da criação artística do designer gráfico Milton Nóbrega, em 1997, após vencer um concurso estadual, mas somente na gestão atual surgiu a ideia de se criar a bandeira da fundação.

Sobre esta iniciativa, Damião Cavalcanti explicou que uma instituição do porte da Fundação Casa de José Américo necessita de um símbolo que a represente, nos seus momentos mais solenes, e serve de bandeira para a luta e empreendimentos que visem seus objetivos maiores, em prol da cultura paraibana.

Para o formato da logomarca, Milton Nóbrega explicou que foi inspirado a criar a simbologia a partir da associação do nome de José Américo a uma instituição destinada a preservar a sua obra de escritor e o legado de sua trajetória na vida pública. “Para isso, estilizei as iniciais “J” e “A” em configuração que indica dupla representação: de uma casa de moradia e do percurso da carreira de político e administrador do seu patrono. A casa está simbolizada na imagem gráfica de um telhado com caimento sugestivo de acolhida e proteção, havendo insinuação de dorso de livro como forma de expressar a atividade do escritor e o principal acervo da instituição”, detalha Milton Nóbrega.

A carreira de político e administrador está simbolizada nas linhas que apontam para o percurso que o personagem cumpriu no âmbito da vida pública, fosse na política, fosse na administração, da ascensão até o retiro. Quanto ao aspecto cromático, a ideia inicial foi a de usar as cores da Paraíba, mas optei por tonalidades que transmitam a ideia de material de construção, como o tijolo e a própria telha, significando que a casa, além de acolhedora para os visitantes e protetora do seu acervo, é uma obra alicerçada em valores sólidos em forma e conteúdo”.

Perfil – Milton Nóbrega, paraibano de Cruz do Espírito Santo, detém um currículo composto de destacadas atividades e premiações, na área de Desenho e Programação Gráfica. Criou marcas para diversas empresas e instituições. Ganhou o Prêmio Publicitário Latino-Americano do XIV Festival Mundial de Publicidade de Gramado-RS, em 2003; Troféu Imprensa do Sindicato dos Jornalistas-PB, na categoria Publicidade e Propaganda 2000; Troféu do centenário do jornal A União, Troféu Baile dos Artistas, dentre outros.