João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo cria Cineclube “O Homem de Areia”

sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 17:41 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo criou o Conselho Diretor do Cineclube “O Homem de Areia” (CCHA), que funcionará no Auditório da FCJA, e passará a exibir filmes de boa qualidade, mensalmente, seguido de debates. A primeira reunião aconteceu nesta sexta-feira (29) e o lançamento do Cineclube ficou programado para o próximo dia 10 de junho, às 19h.

Segundo o presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, o Conselho é composto por pessoas cinéfilas, escolhidas criteriosamente, dentre os quais, membros da Academia Paraibana de Cinema (APC), críticos cinematográficos, que escolherão, por votação, a relação dos filmes que serão exibidos todas as primeiras quartas-feiras do mês.

Compõem o Conselho, além do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, a secretária-executiva Rejane Mayer Ventura e o bibliotecário Francisco de Assis Vilar, ambos da FCJA; escritor Manoel Jaime Xavier Filho, Alex Santos e crítico cinematográfico João Batista de Brito, pela Academia Paraibana de Cinema (APC); psicanalista Margarida Assad, crítico cinematográfico Andrés Von Dessauer e o historiador de cinema e membro da APC, Wills Leal, com a finalidade de organizar, programar e avaliar as atividades cineclubistas do CCHA.

Damião Cavalcanti esclareceu que a Fundação Casa de José Américo é uma casa de cultura e, assim sendo, pode sediar associações em torno de todas as artes e destacou: “A criação do cinema, como estimável apoio do governador Ricardo Coutinho, envereda a FCJA ao Cinema, sétima arte que congrega com as demais. A escolha do nome “O Homem de Areia” contempla, em homenagem, o cinema paraibano, José Américo de Almeida, e o diretor de cinema itabaianense Vladimir Carvalho, ao comemorar 80 anos de vida”