João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo abre Semana Nacional de Museus com representante do Ibram

quarta-feira, 14 de maio de 2014 - 18:34 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo abriu, na manhã desta terça-feira (13), a programação da 12ª Semana Nacional de Museus. Na palestra de abertura, a representante do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), educadora Fernanda Santana de Castro, traçou um histórico da construção da política nacional de educação museal, ao abordar o tema “PNEM: Construção, desafios e perspectivas”, em sintonia com o tema central que o Ibram propôs para este ano, que é “Museus – coleções criam conexões”. O evento, que acontece no Auditório da PBTur, devido às reformas na FCJA, prossegue até esta quinta-feira (15).

Fernanda destacou que a maior dificuldade de se trabalhar com museus, atualmente, é estabelecer uma conexão entre o que é coleção, quem foi o colecionador, e o público, que passa a ser o apreciador da coleção de outra pessoa. Ela justificou que o objetivo do tema “Museus – coleções criam conexões” visa estabelecer estas ligações, de modo que o público possa reconhecer seu patrimônio cultural. O tema lembra ainda que, além de espaço de educação, os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti, ao abrir o evento, destacou a definição, a finalidade histórica e a importância do museu, fundamentando-se no hábito de colecionismo do homem. Além de Damião Cavalcanti e Fernanda de Castro, a mesa foi formada pela presidente da PBTur, Ruth Avelino, a diretora do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez, e o representante do Iphan/PB, Átila Tolentino.

Em seguida, houve apresentação de uma vivência com ciranda e coco de roda, por um grupo do Vale do Gramame, comandada pela giro aprendiz e educadora social, Penha Teixeira. O evento, que acontece no Auditório da PBTur, devido às reformas na FCJA, prossegue até esta quinta-feira. Neste período, os participantes debaterão a temática “Como a instituição museológica trabalha a ação educativa?”. Segundo a professora Janete Rodriguez, a discussão deste tema específico é devido a REM ser a maior rede ligada à educação museal no Estado, sendo esta a contribuição da Paraíba para a proposta geral do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), que vem sendo discutida em vários estados. Na ocasião será elaborado um documento para ser encaminhado ao Ibram.