João Pessoa
Feed de Notícias

Fundação Casa de José Américo abre Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana

terça-feira, 2 de agosto de 2011 - 14:53 - Fotos: 

Na manhã desta terça-feira,  foi aberta a 20ª Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana, na Fundação Casa de José Américo, com a presença de comitivas dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Grupo Eita de Projeções Folclóricas deu o tom artístico ao evento, realizado pela Associação de Cultura e Arte dos Pintores de Porcelana da Paraíba (Acap). A exposição ficará aberta para visitação até quinta-feira (4), das 10 às 18h.

Além dos expositores, o evento conta com a participação de estandistas que vendem a matéria prima para a confecção das peças expostas, como louças brancas, tintas, pincéis e outros materiais. Durante a exposição, professores de vários estados fazem demonstrações de técnicas utilizadas em suas produções. As peças apresentadas são de técnicas diversas, que vão do clássico ao moderno.

Fundada há 20 anos, a Acap é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e incentivar a arte milenar conhecida como “arte do fogo”. A presidente da Acap, Rejane Azevedo, explica que esta origem na denominação acontece por causa do processo de fixação da tina na porcelana, que se dá por meio de altas temperaturas. A entidade realiza este evento anualmente, e, segundo Rejane, o intercambio entre os estados é muito importante para troca de informações e de novas técnicas desenvolvidas.