João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac recebe computadores do Governo Federal para implementação do Sipia Sinase

quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 12:13 - Fotos: 

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) recebeu 15 computadores da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do Governo Federal. Esse equipamento ajudará na implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) no módulo do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O Sipia é um banco de dados que gera informações que podem auxiliar no diagnóstico e na definição de políticas no âmbito da infância e do adolescente. Sua implantação na Paraíba teve início no mês de março no Centro Educacional do Adolescente (Cea) e Centro Educacional do Jovem (Cej), em João Pessoa. Na ocasião, a promotora da Infância e Juventude Infracional de João Pessoa, Ivete Arruda, lembrou que para esse sistema atingir suas metas será necessário um diálogo contínuo entre todos os setores que trabalham com crianças e adolescentes em processo de ressocialização.

“Esse sistema nos auxilia desde a entrada desses meninos e meninas nas unidades até as medidas socioeducativas que deverão ser adotadas. Mais que um simples banco de dados, ele é uma rede de proteção e interação”, explica a promotora.

Segundo Edilane Mariz, administradora estadual do Sipia Sinase, a parceria entre a Fundac e a SEDH trará benefícios para o processo de implantação desse sistema na Paraíba, isso porque as unidades necessitam de atualização e adequação em infraestrutura. “Essa parceria vem reforçar a importância da concretização do Sipia Sinase, sobretudo porque a Fundac acredita ser este um instrumento estadual, regional e nacional para a construção do diagnóstico e direcionamento de políticas públicas voltadas ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas”, disse.

A presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo, disse que a distribuição desses computadores será iniciada na segunda-feira (16). Oito deles ficarão nas unidades da Capital, quatro em Campina Grande e três para o Cea de Sousa.