Fale Conosco

9 de fevereiro de 2012

Fundac recebe carros do Governo Federal para atividades socioeducativas



A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) recebeu, nesta quinta-feira (9), cinco carros doados pelo Ministério da Justiça por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Os automóveis serão utilizados pelos técnicos da Fundac no programa de interiorização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), no módulo do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), plataforma web de acompanhamento de medidas socioeducativas capaz de auxiliar no diagnóstico e na definição de políticas no âmbito da infância e adolescência.

De acordo com a presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo, a parceria entre a Fundac e a secretaria vem trazendo grandes benefícios para o processo de implementação das políticas públicas de ressocialização de jovens e adolescentes em conflito com a lei. “As nossas unidades ainda necessitam de atualização e adequação em infraestrutura e equipamentos. O Governo do Estado vem fazendo a sua parte, mas, como os problemas vêm de longo tempo, é preciso mobilizar dos municípios ao Governo Federal para tentar garantir um programa de ressocialização eficaz na Paraíba”, explicou.

Em maio de 2011, a Secretaria de Direitos Humanos doou à Fundac 15 computadores adequados ao sistema Sipia/Sinase. Desse total, oito estão sendo utilizados nas unidades do Centro Educacional do Adolescente (CEA) e Centro Educacional do Jovem (CEJ), em João Pessoa, quatro estão sendo utilizados em Campina Grande e três no CEA de Sousa.

A ideia é ajustar a infraestrutura de todas as unidades de ressocialização da Paraíba aos parâmetros indicados pela Lei Federal do Sinase, articulando as medidas socioeducativas ao contexto de vida dos internos e criando eixos para a reintegração deles à sociedade, por meio da profissionalização, educação, cultura e esporte.

Ressocialização na Região Nordeste – Além das parcerias e apoio da Secretaria Especial do Governo Federal, a diretoria do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) elegeu a presidente da Fundac Paraíba, Cassandra Figueiredo, como articuladora das políticas públicas para ressocialização de jovens e adolescentes da Região Nordeste.

Na condição de articuladora, a gestora da Fundac deverá pautar discussões com o recorte nas particularidades da região e em como as unidades do Nordeste vêm trabalhando na resolução de problemas e no melhoramento das políticas de atendimento socioeducativo.