João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac realiza evento com internos para comemorar Dia Mundial da Poesia

quinta-feira, 21 de março de 2013 - 17:39 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

Um recital poético foi realizado em três unidades de ressocialização da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) nesta quarta-feira (21), quando se celebra o Dia Mundial da Poesia. As atividades ocorreram no Centro Educacional do Jovem (CEJ) e na Casa Educativa, em João Pessoa, e no Centro Educacional do Adolescente (CEA), em Sousa.

O diretor do CEJ na capital, Wendel Lacerda, destacou que 12 internos produziram poemas e participaram do Dia Mundial da Poesia expondo e recitando seus versos. A professora Ângela Maria de Sousa, da Escola Almirante Saldanha, foi uma das responsáveis pelo Varal Poético. “Nós organizamos essa atividade para homenagear o poeta e compositor Bira Delgado e também para sensibilizar os internos em relação à expressão literária nordestina”, afirmou.

O artista Bira Delgado manifestou sua satisfação pela homenagem recebida dos internos do CEJ: “Eu me surpreendi porque pesquisaram minha vida e eu nem sabia de coisas que eles descobriram. Fiquei muito emocionado com as poesias e saio daqui muito fortalecido”.

A coordenadora da área de Esporte, Arte e Cultura da Fundac, Solange Gualberto, afirmou que o objetivo do projeto é estimular os jovens internos a desenvolver seus talentos e suas potencialidades artísticas.

O CEJ hoje tem 90 internos entre 18 e 21 anos de idade. O órgão oferece seis cursos profissionalizantes aos jovens: pintura em tela, violão, oficinas ocupacionais, com seis salas de aula funcionando nos turnos da manhã e da tarde.  Vindos do Centro Educacional do Adolescente (CEA), os internos ingressam no CEJ para cumprir o restante das medidas socioeducativas.

O Varal Poético faz parte do projeto de reintegração educacional, profissional e cultural promovido pela Fundação e tem como principal objetivo, despertar as potencialidades dos jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade no Estado da Paraíba.

Em João Pessoa, o evento teve a participação do poeta e cordelista da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Bira Delgado, do violinista e cantor Wellington Regadas, que abordaram a importância da música por meio da poesia e do percussionista Escurinho. Já em Sousa, o Varal teve o apoio do poeta e compositor local Ivan Rosendo.

A comemoração alusiva ao Dia Mundial da Poesia vem se tornando uma tradição da Fundação. Este é o segundo ano consecutivo do Varal Poético, que expõe as poesias e os trabalhos artístico educacionais, desenvolvidos pelos adolescentes sob a orientação de educadores das unidades da Fundac.

A ideia deste evento surgiu a partir da necessidade de proporcionar aos internos atividades que nunca fizeram parte do cotidiano dos adolescentes. Segundo a presidente da Fundac, Cassandra Figueirêdo, a falta de acesso à educação, lazer, esporte e cultura tira desses jovens, ainda na fase da infância, a perspectiva de um futuro longe da criminalidade e das drogas.