João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac realiza aula inaugural de cursos profissionalizantes para 60 jovens de unidade socioeducativa

terça-feira, 6 de outubro de 2015 - 17:55 - Fotos: 

Uma aula inaugural abriu, oficialmente, os cursos profissionalizantes em Almoxarifado e Encanador de Obras, no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), em Mangabeira. Sessenta jovens e adolescentes vão participar dos cursos que terão 160h/aula, por meio da parceria entre Fundac/Senai. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (6) e contou com a presença de dirigentes da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac), coordenadores e professores que vão ministrar as aulas.

“A parceria Fundac/Senai, através do Pronatec, cria oportunidades para esses jovens e isso é desafiante para a socioeducação”, disse a presidente da Fundação, Sandra Marrocos. Para ela, saber que os jovens e adolescentes vão vivenciar essa experiência, nessa troca de oportunidades, é desafiante. O curso vai acontecer todos os dia da semana, a exceção da quarta-feira, e os alunos estão distribuídos em três turmas.

O coordenador do Eixo Profissionalizante da Fundac, Rildo Lima, disse que o foco dessa ação é que os jovens entendam a importância deles nesse processo. “Muitas vezes achamos que o mundo está contra vocês, mas tudo só depende de vocês”, disse Rildo incentivando os jovens. Ele também informou que ano passado foi aplicada uma pesquisa para identificar o interesse desses adolescentes, as necessidades de mercado e o perfil dos ofertantes.

A maioria dos jovens adolescentes que vão se profissionalizar nestes cursos tem entre 16 e 17 anos e apenas dois tem 15 anos. Uma turma será treinada pela manhã e duas à tarde. O curso de Almoxarifado será ministrado pelo professor Raimundo Nonato e terá uma turma de 20 alunos. O curso de Encanador de Obras contará com duas turmas de 20 alunos e será ministrado pelo professor José Marinho, ambos do Senai. Ao final de cada curso, todos receberão certificados de acordo com a presença nas salas de aula.

Também participaram da aula inaugural a vice-diretora da Unidade, Luciana Gomes, a diretora técnica da Fundac, Denise Miranda, a coordenadora de Capacitação, Cida Sarinho, as coordenadoras dos Eixos Cultura e Saúde, Cira Fideles e Janayna Madruga, respectivamente, além de assistentes sociais e agentes socioeducativos.