Fale Conosco

26 de março de 2013

Fundac promove palestra sobre mediação de conflitos em medidas socioeducativas



A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) promove a palestra sobre “A construção de uma cultura de paz como forma de mediação de conflitos em unidades de internação de adolescentes”, que será ministrada pelo professor Paulo Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (16), às 14hs, no auditório da Fundação de Ação Comunitária (FAC).

A palestra é direcionada para os diretores, agentes socioeducadores, técnicos sociais, oficineiros e professores das unidades de internação da Regional I, sedeem João Pessoa, que engloba os municípios de Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Mari, Mataraca, Pitimbu, Sapé, Santa Rita e Rio Tinto.

A mediação é uma forma de solução consensual de conflitos, que propicia a comunicação entre as partes e tem como principais objetivos a solução dos problemas, a prevenção de conflitos, a inclusão social e, principalmente, a construção da paz.

Segundo a presidente da Fundac, Cassandra Figueirêdo, a formação de socioeducadores das unidades de internação, através desta palestra, é uma forma de promover a construção de uma relação de paz entre os agentes públicos que trabalham diretamente nos centros de ressocialização e os adolescentes que estão em conflito com a lei.

O palestrante – Paulo Cesar Duarte Paes possui graduação e mestrado em Educação Artística pela UFMS e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor adjunto e membro da Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de artes, atuando principalmente nos seguintes temas: redução de danos, direitos da criança e do adolescente; educação, direitos humanos e uso de drogas.