Fale Conosco

21 de novembro de 2016

Fundac promove integração de internos com atividades esportivas nas unidades socioeducativas



Quase a totalidade dos internos no Centro Educacional do Adolescente – CEA/Sousa participou das atividades esportivas que a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac) vem realizando em todas as unidades socioeducativas no Estado da Paraíba. A competição entre alas faz parte de uma ação integrada envolvendo eixos, direções de unidades, coordenações, diretorias e a presidência da Fundac.

O campeonato de futebol de salão mobilizou, na última sexta-feira (17), adolescentes em quase sua totalidade, no município de Sousa, sertão paraibano. A final do torneio será dia 17 de dezembro em dois horários no Centro Educacional do Jovem – CEJ, em João Pessoa, com as equipes vencedoras de cada unidade.

A ação integrada começou em julho deste ano, a partir da realização de uma gincana na Semiliberdade. Outras gincanas aconteceram em outras unidades com a realização dos torneios que, aos poucos, foram envolvendo adolescentes de todas as unidades na Paraíba. A cada ação, vários eixos, coordenações, direções de unidades, diretorias técnica e administrativa e a presidência da Fundac, participam da realização.

Nesta ação do CEA/Sousa, no sertão paraibano,a atividade coletiva,que tem à  frente o eixo Esporte, Arte e Cultura(Cira Fidelis), contou também com a coordenação de Segurança (Albert Wagner), a direção da Unidade (Nadja Abrantes),o eixo Educação (Luciman Lima), o eixo Família (Claudia Naíza), os oficineiros de esporte Aurélio Folha e Vevé, agentes e grupo administrativo da unidade Sousa, além da chefe de gabinete, Claudia Fernandes, representando o presidente da Fundac, Noaldo Meireles.

O torneio de futebol de campo e de salão já envolveu adolescentes do CEJ, CEA/JP,CSE, Abrigo Provisório, Lar do Garoto e CEA/Sousa. No CEJ, 180 jovens participaram de futebol de campo; no CSE, em duas atividades, 104 participaram de futebol de campo e outros 96, também disputaram a mesma categoria; no CEA/JP, 58 participaram dos torneios de futebol de salão; no Abrigo Provisório e Lar do Garoto, ambos em Lagoa Seca, 130 jovens participaram da modalidade futebol de campo (society); no CEJ foram 110 jovens no futebol de campo; na Semiliberdade 21 jovens nas modalidades de futebol de campo e salão e CEA/Sousa,64 adolescentes participaram de futebol de salão.

Momento de integração – A coordenadora do eixo, Esporte, Arte e Cultura, Cira Fidelis, falou da importância da atividade como um momento de integração. “Nós finalizamos a atividade em campo com uma oração e todos se envolvem”, disse, destacando que há acima de tudo o respeito mútuo. Em seguida é feita uma avaliação do que precisa ser melhorado.

O adolescente M.F., 17 anos, há um ano e três meses na unidade CEA/Sousa, ao ser indagado sobre a importância do esporte na unidade, disse que é motivo de alegria, entretimento, distração e passatempo. “Parei de estudar. Já trabalhei como vendedor. É muito ruim tá aqui dentro e o esporte é bom porque ‘o cabra’ distrai a mente”, disse.

Nadja Abrantes, diretora da unidade disse que “as ações concentradas no CEA /Sousa, por meio dos eixos Educação, Família, Segurança e Esporte, Arte e Cultura, durante todo o dia desta sexta-feira (17), só veio fortalecer os nossos propósitos de construir, na tentativa de alcançar uma Socioeducação com eficiência e eficácia”. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a todos e ao presidente da Fundac, Noaldo Meireles, por não medir esforços em fazer o melhor para todos.

Para o oficineiro Aurélio Folha, “o fator primordial dessa atividade é, sem dúvida, construir um respeito mútuo e, acima de tudo, a edificação do cidadão, tendo como meta o bom relacionamento interpessoal”. Aurélio também destacou que em todos os jogos realizados não houve nenhuma jogada anti-desportiva ou atitudes temerárias.

Ao final de cada jogo a equipe vencedora e a vice são premiadas com troféus e medalhas e o atleta destaque também recebe uma lembrança da camisa da Seleção Brasileira. A culminância acontece com um lanche para todos os participantes.