Fale Conosco

5 de dezembro de 2011

Fundac promove exposição de adolescentes do CEA e do CEJ



Valorizar o potencial artístico dos adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e promover a integração por meio da arte tem sido o principal objetivo da Fundação do Desenvolvimento do Adolescente e da Criança (Fundac), desde o início da atual administração estadual. Como resultado dessa política, a instituição deu início, nesta segunda-feira (5), a uma exposição artística dos jovens internos no Centro Educacional do Adolescente (CEA) e no Centro Educacional do Jovem (CEJ). A exposição faz parte da Semana Cultural, evento que se estende até a próxima sexta-feira (9), na sede do CEA (Av. Santa Bárbara, Jardim Cidade Universitária, João Pessoa).

“Por meio da vivência com as várias atividades culturais, além de adquirir conhecimento, eles também interagem entre si, e isso favorece o processo de reintegração às famílias e à sociedade”, diz Cassandra Figueiredo, presidente da Fundac. Segundo ela, durante toda a semana serão expostas várias formas de manifestação e produção artística dos adolescentes e jovens do CEA e do CEJ, com destaque para artes plásticas, mural literário, literatura de cordel e folclore e artesanato.

A exposição integrante da Semana Cultural reúne todo o material produzido durante o ano letivo de 2011 nas unidades vinculadas à Fundac, e inclui ainda apresentações de grupos folclóricos ligados a outros segmentos da sociedade, dentre eles o Grupo Batcumlata, formado por servidores da Empresa Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur).

A iniciativa é uma parceria da Fundac (órgão responsável pelas unidades de ressocialização de adolescentes e jovens em conflito com a lei no Estado da Paraíba) com a Escola Estadual Almirante Saldanha, que trabalha com a educação formal dos jovens internos nas unidades da Fundac, com ênfase na arte-educação.

Após a Semana Cultural CEA, outra atividade artístico-cultural envolvendo os adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas será realizadaem João Pessoa, a partir do próximo dia 12. Desta vez, haverá a participação de jovens de todas as unidades vinculadas à Fundac, tanto da Capital quanto de Campina Grande, Lagoa Seca e Sousa, e os trabalhos deverão ser expostos no Casarão 34 (Av. Duque de Caxias, Centro de João Pessoa).