Fale Conosco

1 de junho de 2011

Fundac promove cursos profissionalizantes para internos do Cea



A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), inicia nesta quinta-feira (2) curso profissionalizante de Instalador Hidrossanitário para os internos do Centro Educacional do Adolescente (Cea). O curso será ministrado pelo professor João Aragão e vai até o dia 8 de julho, com aulas pela manhã e à tarde.

Segundo o professor, que também é técnico na área, o objetivo do curso é preparar os adolescentes para trabalhos de instalação de água potável, pluvial, esgoto e demais trabalhos de encanamento. João lembrou ainda que o setor de construção civil é um dos que mais crescem em João Pessoa, tendo atualmente cerca de 2 mil prédios em construção, precisando diariamente de novos profissionais qualificados.

Para Ana Luiza Félix, vice-diretora do Cea, um dos objetivos desses cursos é formar profissionais para áreas com um mercado abrangente. Ana destacou que além da profissionalização e da inserção social, esses cursos mobilizam os adolescentes para a prática de um trabalho em equipe.

Segundo a presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo, os cursos contarão com uma abordagem teórica, prática e de formação cidadã. “A parceria com o Senai reforça a responsabilidade social da empresa que, nesse caso, vem fortalecer o processo de ressocialização do adolescente em conflito com a lei. E sabemos que a profissionalização, aliada a demais atividades socioeducativas, oportuniza um futuro melhor, com mais dignidade para os mesmos”, disse.

Os alunos inscritos receberão fardamento e material de trabalho e no final do curso ganharão um certificado autenticado pelo Senai. Cassandra destacou que um dos próximos objetivos da Fundac será firmar parcerias com empresas interessadas em dar uma nova oportunidade e esses jovens profissionais.