João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac: Projeto Ação Cidadã promove atividade em Campina Grande

sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 15:39 - Fotos: 

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) e a Casa da Cidadania estão promovendo uma série de ações com objetivo de retirar os documentos de identificação dos adolescentes internos em todas as unidades de ressocialização do estado, e também dos familiares desses meninos e meninas. Estão sendo feitos Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão de Saúde e Carteira de Trabalho. Nessa sexta-feira (27), a unidade contemplada com a ação foi o ‘Lar do Garoto Padre Otávio Santos’, em Campina Grande.

O Lar do Garoto é uma das unidades do estado responsáveis pelas medidas socioeducativas de internação dos adolescentes entre 12 e 18 anos em conflito com a lei. Segundo Francinete Costa, diretora do Lar, a maioria desses meninos chegam à unidade só com a Certidão de Nascimento, sem nenhum outro documento capaz de reconhecê-los enquanto cidadãos.

Para José Otacílio dos Santos, sub-gerente da Casa da Cidadania do município de Campina Grande, essas ações são formas de inclusão social. “Nada melhor do que incluí-los como cidadãos para que eles, após esse período de internação, se integrem à sociedade com a oportunidade de conseguirem um emprego e uma vida com dignidade e respeito”, completou.

O projeto ‘Ação Cidadã’ já passou pela Casa Educativa e pelo Centro Educacional do Adolescente (Cea), ambos em João pessoa. Segundo Cassandra Figueiredo, presidente da Fundac, a ideia é  retirar a documentação não só dos adolescentes, mas também dos familiares desses internos. “Nosso objetivo é construir uma noção não só de identificação, mas também de integração social, onde  internos, egressos e a família tenham em comum o mesmo objetivo, que é o de se unirem numa rede articulada de cidadania e ressocialização”, disse.