João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac inicia curso de formação continuada para socioeducadores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 - 17:39 - Fotos:  Divulgação

 Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac) deu início, na manhã desta segunda-feira (16), ao Curso de Formação Continuada para Socioeducadores. A formação faz parte do projeto Construindo Saberes nos Caminhos da Socioeducação no Estado da Paraíba e acontece de janeiro a maio deste ano, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – Espep.

O projeto “Construindo Saberes nos Caminhos da Socioeducação no Estado da Paraíba” é composto por duas metas: a primeira, que engloba a realização de encontros: Seminário de Abertura e Oficinas; e a segunda, que constitui a criação do Projeto para Implantação da Matriz Curricular e Pedagógica da Escola de Formação em Socioeducação no Estado da Paraíba.

A Formação Continuada terá carga horária de 180 horas e está sendo destinado a 300 profissionais que atuam diretamente no Sistema Socioeducativo em Meio Fechado, bem como representantes da Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Paraíba, que fazem parte do Meio Aberto. Estes profissionais se tornarão agentes multiplicadores nas unidades de atendimento, em suas instituições e nos locais de atuação da Rede.

Dentro do cronograma de atividades da Formação Continuada para Socioeducadores estão quatro módulos temáticos, um de elaboração de trabalho e o último de avaliação. Neste primeiro módulo as monitoras Angeli Raquel Raposo Lucena de Farias e Terlúcia Maria da Silva trabalham o tema “Relações Interpessoais no Cotidiano da Socioeducação”, que visa facilitar a comunicação entre os responsáveis pelas ações socioeducativas que conduzam ao conhecimento de si, do outro e do fazer coletivo.

Durante o início das aulas, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, cumprimentou os participantes, falou um pouco sobre a importância do curso para a qualidade do trabalho desenvolvido em suas unidades de trabalho, além do acréscimo curricular, e pediu que os inscritos não deixem de participar dos demais módulos até a finalização do projeto.

Segundo Socorro Pontes, coordenadora do Projeto, os alunos do Curso de Formação Continuada para Socioeducadores estão divididos em oito turmas. “Neste primeiro módulo (de 16 à 19/01), assim como nos demais, as aulas acontecerão em quatro dias, sendo duas turmas por dia”, explicou Socorro. O projeto conta ainda com a colaboração e suporte da diretoria técnica da Fundac e de todos que fazem o setor de Capacitação.