João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac formaliza adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

quarta-feira, 26 de agosto de 2015 - 11:23 - Fotos: 

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) garante continuidade de cursos do Pronatec/Sinase para jovens e adolescentes privados de liberdade, internos nas unidades socioeducativas do Estado. O benefício foi formalizado através de um Termo de Adesão para mobilização, seleção e pré-matrícula dos beneficiários em cursos da Bolsa-Formação da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, na manhã dessa terça-feira (25).

O Termo de Adesão, assinado pela presidente da Fundac, Sandra Marrocos, referente à pactuação de 2014, visa estimular a participação de socioeducandos da Paraíba nas ações de educação profissional e tecnológica desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo o coordenador do eixo profissionalizante da Fundac, Rildo Lima, para o sistema socioeducativo na Paraíba, só este ano, foram homologados, até o momento, 250 vagas para os cursos do Pronatec, que serão aplicados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Após a assinatura do termo de Adesão pela presidente da Fundac, Sandra Marrocos, os próximos passos são: dialogar com os ofertantes (Senai e IFPB) para definir detalhes, formar as turmas, realizar as pré-matrículas com a apresentação da documentação e marcar a data de início das aulas”, explicou Rildo Lima.

Dentro dos cursos que serão ministrados pelo Senai e IFPB, a Fundac já pactuou os de Assistente Administrativo, Almoxarife de Obras, Pedreiro de Alvenaria, Encanador e Instalador Predial, Pintor de Obras, Gesseiro e Camareiro de Meios de Hospedagem.

Para Sandra Marrocos, esta é apenas mais uma conquista na efetivação dos direitos dos jovens e adolescentes internos nas unidades socioeducativas do Estado. “Tudo o que está ao nosso alcance, para a melhoria da qualidade da socioeducação em nosso Estado, faremos. Cursos como estes pactuados com o Pronatec são de fundamental importância para o trabalho que desenvolvemos na Fundac”, disse a presidente da fundação.