Fale Conosco

25 de outubro de 2012

Fundac forma profissionais para atuar em panificadoras



A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) está realizando cursos de formação na área de panificação. Na quarta-feira (24), a Fundac entregou certificados de auxiliar de padeiro e atendente de balcão para cinco adolescentes – um egresso, um da semiliberdade e três familiares de internos das unidades de medida socioeducativa de João Pessoa.

Os cursos são ministrados pela Padaria-Escola, unidade da Fundação que profissionaliza jovens que cumprem medida socioeducativa na semiliberdade e na Casa Educativa (feminina), além de familiares dos internos dos Centros Educacionais do Adolescente e do Jovem (CEA/CEJ).

Depois de certificados, os jovens são encaminhados para o mercado de trabalho, através de um convênio que a Fundac vai oficializar com a Associação de Supermercados e Sindicato das Panificadoras do Estado.

Nesta quinta (25) os jovens certificados pelo curso da Padaria-Escola já participam de entrevista de emprego no Sindipan, um compromisso firmado pessoalmente pelo representante do Sindicato, Jairo Mário de Oliveira.

Para a presidente da Fundac, Cassandra Figueirêdo, esse convênio faz parte do Plano Acordo Social. “Nesse caso, vem fortalecer as ações de inclusão através do trabalho, não só para os adolescentes atendidos pela Fundac, mas para seus familiares, uma oportunidade extremamente importante para a mudança de vida desses adolescentes”, avaliou Cassandra.

A Padaria-Escola “Nosso Pão” tem uma produção diária de 1.500 a 2.000 pães francês, além dos integrais, pães de caixa branco e integral, massa fina, doces e torradas. A panificadora também produz biscoitos, bolachas, salgados e bolos.

A unidade atende a população em geral e é fornecedora de cinco creches estaduais, do Hospital Clementino Fraga, do Hemocentro, da Casa do Estudante, Casa Militar do Governo e mercadinhos de bairro. A renda é revertida para manutenção dos alunos durante o curso e melhorias na Padaria.

A Padaria-Escola “Nosso Pão” fica na Avenida João Machado, 1.094, no Bairro de Jaguaribe, logo após a Maternidade Cândida Vargas, ao lado do Cendac. O horário de funcionamento é das 7h às 19h.