João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac firma parceria com Unipê e retoma atividades odontológicas no CEJ

segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 18:35 - Fotos: 

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” reabriu nesta segunda-feira (10) o consultório odontológico do Centro Educacional do Jovem e firmou parceria com a coordenação do curso de odontologia do Unipê. Inicialmente, os jovens da unidade socioeducativa serão atendidos duas vezes por semana, chegando a aproximadamente 32 atendimentos por mês.

A parceria é fruto da iniciativa da Fundac, por meio da coordenação do eixo Saúde com a diretoria do CEJ, que tem à frente Luciano Ramos, e visa inserir a unidade socioeducativa no campo de pesquisa e extensão do curso de odontologia do Unipê e abrir campo de estágio prático para que os alunos dos 7º e 8º períodos, acompanhados de professores e supervisores, possam atender os jovens socioeducandos.

Segundo Janaína Madruga, coordenadora do eixo Saúde da Fundac, a iniciativa da Fundação em reabrir o consultório odontológico do CEJ é uma forma de garantir o atendimento respeitoso e com dignidade a esses jovens, com o tratamento básico de saúde bucal e urgência odontológica, sendo que os casos mais graves serão encaminhados à Clínica Odontológica do Unipê.

Segundo a presidenta da Fundac, Sandra Marrocos, a abertura do campo de estágio para estudantes do curso de odontologia do Unipê é mais uma conquista na luta pela garantia de direitos dos jovens e adolescentes em conflito com a lei, internos nas unidades socioeducativas do Estado. “Para esta iniciativa, a contrapartida da Fundac é com todos os insumos para a realização do serviço odontológico, organização do consultório e segurança. A contrapartida da Unipê é com os alunos e kits de instrumentos de trabalho”, explicou.

Para Ana Maria Delgado, coordenadora geral de estágios dos cursos de graduação e pós-graduação do Unipê, o foco principal do trabalho que ela vem desenvolvendo é a qualidade nos estágios, inserindo os alunos na realidade do Estado. “Gente que a gente sabe que precisa da gente, e que está na sociedade da gente”, disse a coordenadora.

Wilma Juliane cursa o 8º período do curso de odontologia do Unipê e será uma das estagiárias que irá atuar no CEJ. “A única diferença entre eu e os jovens socioeducandos é a falta de oportunidade. E é com essa oportunidade que eu tive que pretendo auxiliar na prevenção e tratamento da saúde bucal desses jovens”, disse Juliane, que também já teve a experiência de trabalhar com mulheres reeducandas.

Os estágios dos 16 alunos no consultório do Centro Educacional do Jovem serão acompanhados por professores do curso de odontologia do Unipê, com supervisão de  Cristiane Maia e Fernanda Trigueiro Campos, e sob a coordenação de Janaina Madruga, responsável pelo eixo Saúde da Fundac.