Fale Conosco

5 de dezembro de 2012

Fundac expõe trabalhos de jovens em medidas socioeducativas



A Exposição “Acordo Social 2012” da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac-PB) está na reta final. A mostra pode ser vista até esta quinta-feira (6), no Mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. O evento foi aberto na segunda-feira (3).

A Exposição reúne trabalhos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Essa é uma atividade do Plano “Acordo Social”, projeto do Governo do Estado da Paraíba, lançado no ano passado pela Fundac-PB, que tem o objetivo de articular atividades para ressocialização de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas de internação, semiliberdade e internação provisória.

A exposição é uma “janela” pela qual os representantes do poder público, sociedade civil e empresários podem ver as conquistas, desafios e esperanças estampados nos trabalhos realizados pelos jovens internos nas unidades da Fundação.

Através do Acordo Social, são efetuadas parcerias para desenvolver novas oportunidades educacionais, profissionais, culturais e econômicas para os adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e todos os que vivem em situação de vulnerabilidade social. O projeto caracteriza-se pela articulação de acordos, convênios, projetos e todas as possibilidades de ações e atividades que tenham a finalidade de unir sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e governos locais, nacionais e internacionais no projeto de ressocialização de adolescentes e jovens.

Exemplo disso é o projeto “Sinalizando Vidas”, que oferece profissionalização aos jovens da Fundac com o curso técnico em lacração de placas e tarjetas veiculares refletivas, através de uma parceria pelo “Acordo Social” firmado com o Sindicato Estadual dos Fabricantes de Placas de Veículos Automotores da Paraíba (Sindiplave-PB) e Detran-PB. Essa foi uma iniciativa pioneira no país apresentada no 6º Encontro Nacional dos Fabricantes de Placas para Veículos pela Presidente da Fundac-PB, Cassandra Figueiredo. Este ano, 111 jovens receberam certificados.