Fale Conosco

29 de julho de 2015

Fundac encerra programação de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente



A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac) encerra nesta quarta-feira (29) a programação dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a última Roda de Diálogo  no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE). As atividades foram realizadas durante toda manhã, com familiares e adolescentes privados de liberdade na Unidade em Mangabeira.

A coordenadora do eixo Família, da Fundac, Claudia Naiza, conversou sobre os 25 anos do ECA, o que avançou nesse período, os desafios encontrados e direitos fundamentais conquistados como saúde, educação, profissionalização, convivência familiar e comunitária e direito à vida.

Na Roda de Diálogo ainda foi conversado sobre medidas socioeducativas, direitos e deveres dos adolescentes de acordo com a Lei do Sinase (12.594/12) e do Regimento Interno de cada Unidade, tendo o adolescente como sujeito de direito, prioridade absoluta, conforme a Lei 8.069/90, do ECA.

A presidenta da Fundac, Sandra Marrocos, disse ver com satisfação o trabalho do eixo Família sob a coordenação da profissional Cláudia Naiza e salientou que, assim como o debate sobre a redução da maioridade penal, debater a questão do Estatuto da Criança e do Adolescente com os internos na Paraíba tendo acesso ao conhecimento, é se empoderar e fazer com que esses adolescentes saiam das unidades de internação com mais conhecimento.Sandra parabenizou a coordenadora do eixo Família, pela atuação profissional e destacou que “é dessa forma que a gente vai avançando na política de socioeducação no Estado da Paraíba”.

As Rodas de Diálogo aconteceram durante este mês de julho no CEA (Internação Provisória) e Casa Educativa, dia 21; na Semiliberdade, dia 24 e no Centro Socioeducativo Edson Mota(CSE).