Fale Conosco

20 de setembro de 2011

Fundac discute plano de ação com familiares dos adolescentes internos



A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) iniciou, nesta terça-feira (20), um seminário para discutir o novo plano de ação do órgão. O objetivo do encontro é elaborar projetos que contemplem a família dos adolescentes por meio de ações profissionalizantes, culturais, educativas e do fortalecimento dos vínculos afetivos. O evento acontece até a próxima sexta-feira (23), no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), em João Pessoa, e tem como público alvo os técnicos das unidades de atendimento socioeducativo do estado da Paraíba.

Segundo a presidente da Fundac, Cassandra Figueirêdo, o seminário deve ajudar a traçar o contexto social no qual os adolescentes em conflito com a lei estão inseridos e como eles desenvolvem seus vínculos, princípios e valores. As novas relações familiares, os princípios indicados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) também serão abordados durante o encontro.

Outra temática discutida será a integração entre estado e município no processo de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei e orientação dos familiares desses internos.  A ideia é criar uma rede de articulação por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada na Assistência Social (Creas).

“É importante destacarmos a corresponsabilidade dos municípios no processo de interlocução com os Cras, Creas e comunidade, procurando garantir condições de sustentabilidade da família como forma de proteção à criança e ao adolescente”, afirmou Cassandra.