João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac discute abertura de estágio na socioeducação com Reitoria da UFPB

sexta-feira, 8 de setembro de 2017 - 16:55 - Fotos: 

Representantes da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) se reuniram com a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth de Fátima Formiga, para discutir a abertura de estágios para estudantes da instituição na Fundac, firmando, para isso, um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, e a UFPB.

A articulação entre a Fundação e a instituição de ensino foi mediada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB, professora Adelaide Alves Dias, e acompanhada pela coordenadora do eixo Educação da Fundac, Roberta Alencar, e pela coordenadora de estágios, Conceição Belmiro. Além da reitora, a equipe teve a oportunidade de dialogar com a pró-reitora de graduação, Ariane Norma de Menezes Sá, o chefe de gabinete, Raimundo Barroso, e a coordenadora de estágio e monitoria, Eliane Ferraz Alves.

Durante a reunião, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, explicou a atual proposta pedagógica da Fundação com a instalação da Escola Integral Cidadã, projeto pioneiro na socioeducação do país, e falou da busca por parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade do atendimento socioeducativo no Estado. “Queríamos explorar um pouco mais o potencial da UFPB e estimular a troca de experiência dentro da socioeducação, através de estágios para estudantes de diversas áreas, já que a instituição é um verdadeiro celeiro de profissionais nesse setor”, explicou Noaldo, agradecendo antecipadamente a atenção da reitora.

Conceição Belmiro, coordenadora de estágios da Fundac, enfatizou que a proposta da Fundação é a quebra de barreiras, pensando em campo de trabalho para os estudantes de diversas áreas. “Estágios estes que contemplem ambos os lados”, completou. A coordenadora falou ainda sobre a perspectiva de parceria para o setor de pesquisa e extensão, ampliando, assim, novos horizontes.

Segundo Eliane Ferraz Alves, coordenadora de estágio e monitoria da UFPB, o convênio já existe, só que está perto do término de vigência do contrato e orientou a Fundação a solicitar aditamento de prazo, junto à Coordenação de Convênios – Codecon, para que a parceria entre a instituição e a Fundac seja efetivada. A coordenadora explicou ainda que o “convênio é pré-requisito.  O papel da Fundac neste momento é solicitar o aditamento de prazo e lançar edital especificando a necessidade de estagiários, dentro das áreas específicas”, para que os alunos possam se cadastrar e ter acesso sobre informações como voluntariedade, bolsa, seguro, e tempo de estágio, entre outras.

A reitora da UFPB, Margareth de Fátima Formiga, sinalizou de forma bastante positiva para a proposta da Fundac. “Nós conseguimos tramitar a proposta de forma bem rápida dentro da Universidade. Da nossa parte daremos a maior celeridade possível para que a necessidade da Fundação seja atendida”, finalizou Margareth, encaminhando a equipe ao setor de convênio, para que a Fundac possa dar início ao cumprimento do checklist necessário para a tramitação do processo dentro da instituição.