Notícias

Fundac certifica famílias de internos para oficina em confeitaria básica

publicado: 06/12/2018 23h00, última modificação: 17/05/2019 16h48
FUNDAC-CERTIFICA-FAMILIAS-DE-INTERNOS-PARA-OFICINA-EM-CONFEITARIA-BASICA-1.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac) certificou cinco familiares de jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e uma egressa para o curso de auxiliar em confeitaria básica. O curso de 40 horas/aula é resultado de uma oficina realizada por meio da Diretoria Técnica/Eixo Profissionalização, na Padaria Escola ‘Nosso Pão’.

A proposta, segundo a coordenadora do eixo, Silvana Cibeli, é incentivar e contribuir para melhoria de renda dessas famílias. “A ideia é incentivar esses núcleos produtivos de familiares e egressos fomentando a geração de renda”, explicou Silvana, ressaltando, na hora da entrega dos certificados, que estava feliz por ver a conclusão da primeira turma.

Maria do Socorro de Melo Rodrigues, avó de uma adolescente interna no Centro Socioeducativo Rita Gadelha, disse que absorveu todo ensinamento do professor. Para ela, o tempo foi pouco, mas estava muito feliz por já ter uma encomenda de um bolo de 20 quilos. “O curso nem terminou e eu já tinha encomenda. Fiquei de cabeça quente, apreensiva, mas o professor me orientou”, declarou feliz por ter tido a oportunidade de participar de uma oficina dessas.

O professor Leodécio Fernandes Neto disse que se realiza ensinando. “Quando fazemos o que amamos, a gente se realiza”, disse ressaltando que, além de ensinar boas práticas de manipulação de alimentos, higiene e segurança no trabalho, a oficina de introdução à confeitaria inclui informações sobre ingredientes, máquinas e utensílios usados para a confecção de bolos, tortas, salgados, pães e pizzas.

As participantes da oficina também receberam noções de valores que são agregados ao que elas vão produzir em suas residências quando receberem as encomendas, visando também o material gasto. Além do certificado de confeiteira, elas também receberam um kit com massas.

Para que as participantes da oficina se sintam mais seguras, o professor disponibilizou seu número de telefone. “Assim, elas poderão me consultar, tirar suas dúvidas”, disse o professor, que foi contratado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), parceira nessa profissionalização das famílias, por meio da realização da oficina promovida pela Fundac.

A diretora da Padaria Escola “Nosso Pão”, Magna Guimarães, destacou a conclusão da oficina como uma realização profissional na vida dessas pessoas. Na ocasião, ela ressaltou a importância da Educação de Jovens e Adultos(EJA) na vida delas, argumentando que nunca é tarde para aprender. “Estou feliz pela oportunidade na vida dessas pessoas e reconheço ser gratificante ter um professor como Leodécio”, enfatizou.