Fale Conosco

22 de novembro de 2012

Fundac capacita agentes de apoio socioeducativo das unidades do interior do Estado



A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba (Fundac-PB) realiza  nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), na cidade de Sousa, o Encontro de Formação para Agentes de Apoio Socioeducativo. O evento acontece no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o tema é “Princípios Básicos para um Atendimento Socioeducativo Eficiente”.

Nos dois dias de capacitação, os agentes receberam informações sobre os fundamentos do Sistema Nacional de Atendimento  Socioeducativo  (Lei do Sinase). O objetivo é reforçar e aprimorar o apoio socioeducativo aos jovens e educadores dos cursos profissionalizantes que acontecem nas unidades da Fundac.

Em Sousa já aconteceram duas outras formações realizadas pela diretoria Técnica da Fundac, por intermédio da Coordenação de Capacitação. Em João Pessoa, o Encontro sobre princípios Básicos do Sinase  aconteceu nos dias  31 de outubro e 1 de novembro, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep); em Campina Grande a capacitação ocorreu nos dias 19 e 20, no auditório da Cagepa.

Os agentes socioeducativos das unidades da Fundac são responsáveis por assegurar o cumprimento da medida socioeducativa; atuar como orientadores no processo de inclusão social do adolescente; posicionar-se como modelo de conduta e presença educativa; acompanhar os adolescentes nas atividades externas; exercer atividade de vigilância dentro e fora das unidades; zelar pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes e garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores da unidade.