João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac apresenta trabalhos artísticos de internos no Espaço da Criança

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 12:38 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Pinturas e poesias de adolescentes do CEA compõem o estande da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba (Fundac) na programação “Espaço da Criança – Uma Aventura de Conhecimento e Diversão”, ação promovida pelo Governo do Estado em comemoração à Semana da Criança, que acontece no Espaço Cultural até o final da tarde desta quinta-feira (11).

Para a exposição, foram selecionadas 34 pinturas e 45 poesias de adolescentes do CEA e da Casa Educativa (feminina). Os trabalhos são resultado das oficinas de arte e cultura realizadas com os internos dessas unidades.

Na opinião da coordenadora de Arte e Cultura da Fundac, Solange Gualberto, os adolescentes que estão nas unidades cumprindo medida socioeducativa têm que passar por esse processo educativo. “Nada melhor que a arte, as oficinas, para eles exercitarem temas transversais: trabalharem a subjetividade deles, a identidade, os valores. É um contexto que favorece a ressocialização”, explicou.

“Através das oficinas, esses adolescentes representam as experiências que tiveram, desde a infração que cometeram até o momento atual deles no processo socioeducativo dentro das unidades”, complementou a vice-presidente da Fundação, Maria Alice Lima.

Dia dos Professores antecipado – No mês em que também se comemora o Dia dos Professores, a direção da Escola Almirante Saldanha, que funciona na Fundac,  antecipou a homenagem e realizou uma confraternização para o corpo docente e funcionários, na Sala dos Professores, com a presença da presidente da Fundação, Cassandra Figueiredo.

Além da confraternização, a direção fez homenagens e deu o nome da professora Maria Marilene Guimarães (in memoriam) à Sala dos Professores. Na diretoria, aconteceu a inauguração de uma galeria com fotos de todos os diretores que passaram pela instituição. O fundador da Escola e mais antigo diretor, professor Aluísio Inácio Cardoso, também participou da comemoração. Ele ainda leciona as disciplinas de Arte e de História na Almirante Saldanha, para os alunos do 5º ao 8º ano e do Ensino Médio.

O professor chegou à unidade em 1984. Ele apresentou o projeto da fundação da Escola à Secretaria da Educação do Estado e ficou na direção durante dez anos. “Essa comemoração é muito importante. Eu lembro todo meu passado, as dificuldades na escola. Hoje eu vejo muitos alunos que passaram no CEA e são médicos, engenheiros, comerciantes, recepcionistas. É muito gratificante”, disse o professor.

Na ocasião, o diretor do Centro Educacional do Jovem (CEJ), Sérvio Túlio, enalteceu a importância da presença dos professores nas unidades. “Dentro de sala de aula eles têm toda autonomia. A gente está lá para dar todo suporte e segurança. Mas, na sala de aula, quem manda é o professor. É só com educação que a gente cresce. Não se pode pensar em ressocialização sem educação”.

Educação – A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Saldanha funciona no Centro Educacional do Adolescente (CEA), onde estudam os internos menores de 18 anos de idade. A escola é responsável pela educação de todos os jovens em medidas socioeducativas nas unidades de João Pessoa. O trabalho dos professores é extensivo à Casa Educativa (feminina) e ao Centro Educacional do Jovem (de 18 a 21 anos), onde têm uma sala preparada para as aulas dos internos.