Fale Conosco

27 de fevereiro de 2018

Fundac apresenta planejamento 2018 para unidades socioeducativas



planejamento fundac 3 270x151 - Fundac apresenta planejamento 2018 para unidades socioeducativasUma série de reuniões iniciada na segunda-feira (26) está apresentando os planejamento 2018 das atividades do sistema gerido pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac). O primeiro desses encontros de trabalho ocorreu Centro Educacional do Adolescente (CEA), em João Pessoa, unidade de entrada para o cumprimento de medidas socioeducativas.

A reunião, ministrada pela diretora técnica interina da Fundac, Waleska Ramalho, contou com a participação da direção da unidade socioeducativa, direção da Escola Almirante Saldanha, e técnicas do CEA (psicólogas e assistentes sociais) que ouviram a programação de cada eixo que compõe a diretoria técnica da Fundac, entre eles: Suporte Institucional e Capacitação; Família; Educação; Saúde; Diversidade; Esporte, Cultura e Lazer; Egressos; Estágio; Assessoria Jurídica; e Profissionalização.

Segundo Waleska Ramalho, é preciso planejar, coordenar, monitorar e avaliar os programas, projetos e ações desenvolvidas no sistema socioeducativo, pensando na necessidade e especificações de cada unidade socioeducativa. “Esse planejamento vem sendo discutido e pensado há meses pela diretoria técnica que direcionou algumas ações que devem acontecer esse ano de forma estratégica. Agora, saímos da sede para as unidades para concluir o trabalho, em conjunto com as direções e técnicos”, explicou a diretora técnica da Fundac.

O planejamento 2018 está compreendido por ações, objetivos, metas, prazos, recursos necessários e encaminhamentos, por eixos da diretoria técnica, que estarão sendo discutidos e aprimorados durante as reuniões em cada unidade socioeducativa. “A gente vai contar muito, não só com a diretoria técnica que precisa de fato, se apropriar do papel que lhe cabe nessa função pedagógica, técnica e metodológica, mas também, contar com a equipe técnica privilegiada que nós temos nas unidades socioeducativas”, disse Waleska Ramalho.

Durante a reunião, a diretora técnica falou ainda sobre o fechamento do Plano de Segurança da Fundac, da abertura de estágios para alunos do curso de serviço social e direito e sobre a elaboração/revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, Institucionais e Regimentos Internos. De cada reunião sairão duas técnicas que ficarão responsáveis pela articulação direta com a diretoria técnica da Fundac.

Ditec – A diretoria técnica da Fundac tem por responsabilidade a gestão da política socioeducativa no que concerne o aprimoramento do atendimento e procedimentos técnicos, metodológicos e operativos. Dentro da diretoria, os eixos assessoram os dirigentes do sistema socioeducativo, desenvolvendo um trabalho integrado e interdisciplinar conforme as normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase.