João Pessoa
Feed de Notícias

Funcionários se confraternizam em festa do São João do Lacen

sábado, 15 de junho de 2013 - 09:02 - Fotos: 

Funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram nesta sexta-feira (14), à tarde, dos festejos juninos na sede da instituição, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. “Esta é uma festa organizada pelos próprios funcionários. É um momento para extravasar alegria e esquecer um pouco do dia a dia onde trabalhamos com saúde e doença também”, disse a diretora geral do Lacen, Marta Rejane Lemos.

A advogada Socorro Lopes, que é responsável pelo setor de Saúde do Trabalhador, falou da importância de se proporcionar eventos como este numa instituição. “Lazer também é saúde e sem contar que, dessa forma, ocorre a integração de todos os setores”, falou.

A festa contou com o trio de forró pé de serra “Ligeirinhos do Forró”. Os servidores dançavam e degustavam as comidas típicas (canjica, pamonha e milho cozido), vestidos a caráter. Uma das mais animadas era Ana Anízia, responsável pelo setor de Biologia Molecular. Ela trabalha no Lacen há 31 anos. “Momentos como este são únicos porque reforçam os laços de amizade entre os colegas de trabalho”, falou.

Lacen – O Laboratório Central de Saúde Pública Dra. Telma Lobo (Lacen-PB) foi criado em 1978. Localizado no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, integra a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. É o laboratório de referência para o Estado, desenvolvendo atividades relacionadas às Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.

Entre os exames realizados pelo Lacen, estão os de monitoramento de pacientes soropositivos e cultura para pesquisa do “Bacilo de Koch” e o teste de sensibilidade para o acompanhamento do tratamento da Tuberculose, das Hepatites, Meningites, entre outros diagnósticos de doenças transmissíveis e parasitárias.