João Pessoa
Feed de Notícias

Funcionários da Rádio Tabajara participam de campanha de doação de sangue para o Hemocentro

terça-feira, 23 de dezembro de 2014 - 18:56 - Fotos: 

Nesta terça-feira (23) funcionários da Rádio Tabajara atenderam ao apelo feito pelo Hemocentro da Paraíba e participaram do #desafiodoesangue proposto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através das redes sociais, com o objetivo de incentivar a doação de sangue.

Os colaboradores foram até o Hemocentro, levando um documento com foto, passaram pela triagem e em seguida doaram sangue. Cada um fez uma foto e postou nas redes sociais usando a hashtag #desafiodoesangue incentivando os amigos a fazerem o mesmo.

A jornalista Gláucia Magalhães disse que fez questão de chamar os amigos de trabalho para doarem. “Fui em todas as salas falando da importância da campanha e sobre a necessidade da doação. Sempre acompanho as redes sociais e vi a campanha da selfie, lançada pela SES. Quando fui produzir a matéria para a Rádio Tabajara tive a ideia de ajudar, além da divulgação e resolvi bater de sala em sala convocando os colegas. Muitos abraçaram a causa e hoje fomos doar.”

A secretária da superintendência da Tabajara, Ana Leite, nunca havia doado sangue e tinha um receio em relação à doação. Mas aceitou o desafio e foi uma das primeiras a doar no Hemocentro. “Morro de medo da agulha e de ver sangue, por isso nunca havia doado, mas a vontade de ajudar foi muito maior e com o incentivo dos colegas resolvi fazer essa boa ação”, argumentou.

Ana ainda falou sobre a satisfação que sentiu após doar sangue. “Senti uma das melhores sensações da minha vida, pude ter a certeza de estar ajudando uma pessoa no momento em que ela mais precisa. Fiquei muito feliz e vou doar outras vezes”, disse.

A atitude dos funcionários da Rádio Tabajara também serve de incentivo para os servidores de outras secretarias do Estado, que podem se unir e escolherem um dia para ir ao Hemocentro e fazer parte do #desafiodoesangue.

Neste período de fim de ano pode ocorrer um aumento na demanda por sangue e o estoque existente no Hemocentro se encontra abaixo do limite. As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Condições para ser doador de sangue

-Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.