João Pessoa
Feed de Notícias

Funad vai inaugurar telecentros no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 11:15 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

A Fundação Centro Integrado de apoio ao Portador de Deficiência (Funad) vai inaugurar dois telecentros nesta sexta-feira (21) Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Os equipamentos, que foram doados pelo Serviço de Processamento de Dados (Sepro), serão destinados a ações de inclusão digital e social das pessoas com deficiência.

A inauguração dos telecentos ocorrerá às 7h30 com a presença da presidente da Funad, Simone Jordão, e do representante do Serpro, Severino Xavier de Morais Filho. O Serpro

é uma empresa vinculada ao Ministério da Fazenda considerada uma das maiores organizações públicas de tecnologia da informação no mundo.

Os telecentros são ferramentas importantes para a Funad, que busca na inclusão digital e social maneiras de melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência. A implantação dos telecentros, segundo Simone Jordão, é fundamental para garantir a inserção dessas pessoas na sociedade, sobretudo no mercado de trabalho.

Mais de 300 usuários serão contemplados mensalmente em ações das coordenadorias de produção e treinamento e a de educação integrada.

Outras atividades – Além da inauguração dos telecentros, a Funad organizou para os usuários um calendário de atividades que inclui aulão de libras, oficina corporal e facial, verificação de pressão arterial, apresentação de danças, capoeira, oficinas de pintura, brinquedoteca, cantinho da leitura e aulas de alongamento.

Durante toda a manhã da sexta-feira, as atividades serão acompanhadas pelos profissionais que trabalham na habiltação, reabilitação e atendimentos dos mais de 3 mil usuários da Fundação.

Feira do Empreendedor – A Coordenaria de Produção e Treinamento e o Núcleo de Vivência e Artes estarão com um estande na Feira do Empreendedor para exibir o trabalho artesanal realizado pelas mães de usuários da Funad. O evento começa nesta quarta-feira (19), no Forrock, promovido pelo Sebrae, em João Pessoa.

Além de peças de artesanato, serão disponibilizadas amostras de trabalhos realizados pelas oficinas profissionalizantes.