Fale Conosco

21 de outubro de 2011

Funad reúne 600 atletas nos XXI Jogos Paraibanos para Pessoa com Deficiência



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) promove, na próxima semana, os XXI Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência, com a participação de mais de 600 atletas de toda a Paraíba. A abertura oficial do evento acontece pela primeira vez na sede da Funad, no bairro Pedro Gondim,em João Pessoa, na próxima quinta-feira (27), às 15h, reunindo 20 entidades que atendem ao segmento.

As competições começam na quarta-feira (26), a partir das 8h, na Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede). Além desse local, as provas serão realizadas também na Escola Estadual Sesquicentenário e na própria Funad, nos períodos da manhã e da tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As provas envolvem as seguintes modalidades: futsal (para deficientes auditivos, visuais, intelectuais e físicos), voleibol (intelectuais e auditivos), tênis de mesa (intelectuais e auditivos), atletismo (provas de 50, 100 e400 metros), arremesso de pelota/peso, salto em distância, lançamento de dardo e disco, bocha (cadeirantes) e natação (auditivos, visuais e intelectuais).

Os 21º Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência acontecem até o dia 31 deste mês. A realização é do Governo do Estado, por meio da Funad, com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O evento conta com o apoio de 50 profissionais, entre técnicos, árbitros e estagiários do curso de Educação Física do Unipê e demais reabilitadores da Funad.

 

Participantes – Atletas da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de João Pessoa e de Santa Rita; da Escola Estadual Especial (Edesp), da Pestalozzi; do Centro de Atividades Especiais (Caes) de Bayeux; do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH); da Escola Especial Ana Paula Ribeiro B. Lira;  Associação de Surdos de Bayeux; da Associação de Surdo de Cabedelo (AEPS); Associação de Surdos João Pessoa (ASJP); Fraternidade Crista de Doentes e Deficientes (FCD) de Campina Grande, Guarabira e Poçinhos; da Associação Comunitária de Amparo aos Deficientes Físicos (Acadefi); Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi); da Associação Paraibana de Cegos (Apace); Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICP); Associação de Criatividade Artística e Desportiva de Deficientes da Paraíba (ARCADD) e do Núcleo de Educação e Desporto da Funad (NED).

 

Programação:

26/10/2011 (Quarta-feira)

8h – Vila Olímpica Ronaldo Marinho

FUTSAL – Deficiência Intelectual

 

27/10/2011 (Quinta-feira)

8h – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad)

BOCHA – Deficiência Física (Cadeirante)

VOLEIBOL – Deficiência Intelectual e Auditiva

TÊNIS DE MESA – Deficiência Intelectual e Auditiva

15h

Abertura

 

29/10/2011 (Sábado)

8h e 14h – Vila Olímpica Ronaldo Marinho

FUTSAL e NATAÇÃO – Deficiência Auditiva, Visual e Intelectual

 

30/10/2011 (Domingo)

8h e 14h – Vila Olímpica Ronaldo Marinho

FUTSAL – Deficiência Física

 

31/10/2011 – (Segunda-feira)

8h – Vila Olímpica Ronaldo Marinho

ATLETISMO – Deficiência Auditiva, Intelectual, Física e Visual