Fale Conosco

16 de outubro de 2013

Funad recebe visita de servidores do Centro de Capacitação e Atendimento à Pessoas com Surdez de Natal



Servidores do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoas com Surdez (CAS) de Natal, Rio Grande do Norte, fizeram uma visita ao CAS da Paraíba, que funciona na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Eles conheceram o trabalho desenvolvido na instituição e trocaram experiência com os paraibanos.

A Paraíba atende mais de 700 alunos que têm diagnóstico clínico de surdez e todos são acompanhados sistematicamente pela Funad, através da Assessoria de Educação Especial e CAS.

O CAS tem o objetivo de capacitar os profissionais da área de educação na língua brasileira de sinais, a Libras. Os cursos de formação duram dois anos e os profissionais ficam aptos a participar do Curso de Formação de Intérprete, que é ministrado durante um ano. Apenas este ano, 120 pessoas, entre profissionais das áreas de educação, saúde, jurídica e serviço social, estão recebendo formação em Libras.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, esta é uma oportunidade importante, porque favorece a troca de experiências nessa área de atendimento às pessoas surdas.