Fale Conosco

13 de maio de 2009

Funad realizará capacitação nos municípios de Tavares e Sapé



O trabalho será desenvolvido pela Comissão Permanente de Prevenção das Deficiências e Interiorização (Copredi) daquele órgão. Para a coordenadora da Copredi, Petronila Maria Queiroga de Oliveira, a participação dos profissionais da saúde nas capacitações realizadas pela Funad é fundamental para que eles possam atuar na prevenção, identificação e tratamento das diferentes formas de deficiência, como a auditiva, física, intelectual e visual.

Ela destacou ainda que a interiorização dessas ações auxiliam na redução dos casos de deficiências entre os paraibanos. “Levar informações e conhecimentos sobre como prevenir as deficiências para as cidades do Interior da Paraíba é a melhor forma de se reduzir os casos no Estado. E o melhor é que os próprios gestores municipais estão se conscientizando disso e buscando capacitar seus servidores da saúde e também para a área da educação, já que esse trabalho é um atividade educativa, que leva informações e cidadania a quem reside no interior”, disse Petronila.
  
Mapeamento – Entre os dias 18 e 22, quando a equipe da Copredi estiver em Tavares, a Assessoria de Educação Especial da Funad (AEE/Funad) vai realizar o mapeamento dos serviços de educação especial, voltados para estudantes com deficiência e oferecidos pelas escolas dos municípios de Princesa Isabel, Imaculada, Manaíra, Tavares, Juru e Água Branca.

Segundo a coordenadora da AEE, Ana Cristina de Almeida Bastos, durante a semana serão realizadas reuniões e palestras com diretores, professores e pais de alunos sobre a educação inclusiva, bem como visitas às escolas. “Nosso objetivo é disseminar a política de educação especial, numa perspectiva inclusiva dos alunos com deficiência na escola regular, oferecendo assessoramento psicopedagógico aos docentes”, explicou.