Fale Conosco

29 de agosto de 2013

Funad realiza seminário de formação para conselheiros de direitos da pessoa com deficiência



A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa ao Portador de Deficiência (Funad) realizará nos dias 2, 3 e 4 de setembro o “Seminário: Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência: avanços e desafios no Estado da Paraíba” destinado a conselheiros municipais e estaduais de direitos da pessoa com deficiência, setores governamentais e sociedade civil.

O seminário ocorrerá no auditório da Funad e constitui a primeira etapa de qualificação de conselheiros do projeto que é fruto de uma parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. A segunda etapa está prevista para acontecer em novembro com o Curso de Qualificação Intersetorial – “A importância dos conselhos de direitos da pessoa com deficiência: estrutura papéis e finalidade”, para 150 conselheiros.

A proposta visa articular as esferas de governo municipal e estadual e sociedade civil organizada para fortalecer a política de controle social relacionada ao segmento da pessoa com deficiência na Paraíba, promovendo a qualificação de conselheiros, representantes da gestão e da sociedade civil organizada. Outro objetivo é estruturar e fortalecer conselhos municipais em Itabaiana, Ingá, João Pessoa e Bayeux e o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência de Paraíba.

Espera-se que com essa formação sejam aprofundados os debates sobre direitos humanos, controle social, avanços e desafios dos Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência, para que atuem de forma qualificada na efetivação da política da pessoa com deficiência no estado”, disse Rosa Helena Vasconcelos, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Funad.