Fale Conosco

18 de março de 2013

Funad realiza programação para discutir Síndrome de Down



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência organizou uma programação especial para lembrar o Dia da Síndrome de Down, nesta quinta-feira (21). Considerada instituição de referência no atendimento à pessoa com deficiência, a Funad vem procurando criar espaços onde as diferenças sejam reduzidas com intuito de estimular os diálogos para construção de uma sociedade mais informada sobre Síndrome de Down. Para isso, vai realizar discussões durante todo o dia.

Entre as atrações está o II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Down, no Auditório Jimmy. Ele será aberto às 9h, pela presidente Simone Jordão. O evento vai contar com a participação de várias secretarias estaduais e entidades que lidam com a Síndrome, além das 14 regionais de saúde do Estado. Inicialmente serão discutidas as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down.

Outro momento será o Lançamento do Manual de Apoio aos Familiares e Orientadores das Crianças com Síndrome de Down, da APAE-JP. Também haverá a apresentação do Protocolo Nacional sobre Síndrome de Down , além de debates e participação da sociedade, que poderá tirar dúvidas sobre a síndrome. Usuários da Funad que têm a síndrome farão apresentações artísticas e será exibido um filme relacionado à esta temática.

A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células da pessoa, e por isso é também chamada de Trissomia do cromossomo 21.É um acidente genético que ocorre, geralmente, ao acaso, durante a divisão celular do embrião, e sua causa é até o momento, desconhecida. No Brasil, estima-se que a incidência seja de uma criança com SD a cada 600 nascimentos.