João Pessoa
Feed de Notícias

Funad promove sua 12ª Mostra de Arte, no Teatro Paulo Pontes, na Capital

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 18:36 - Fotos: 

Tudo pronto para a realização da XII Mostra de Arte da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), a partir do próximo dia 30, às 18h, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento, cujo destaque será o espetáculo teatral ‘A bela e a fera’, é dedicado a todos os artistas paraibanos de diferentes linguagens artísticas e culturais.

Com o tema ‘Quem ama o feio… Bonito lhe parece’, mais de 100 artistas/usuários do Núcleo de Vivência em Artes (NVA) da Fundação (portadores de deficiência física, auditiva, visual e intelectual ou com distúrbio de fala, comportamento e aprendizagem) estarão prestando uma homenagem especial a 25 personalidades paraibanas que contribuíram e ainda contribuem, significativamente, para o engrandecimento e a consolidação da cultura da Paraíba.

“Selecionamos pessoas que dedicaram muito de suas vidas para levar a Arte até o povo e que passam este legado para várias gerações. Elas estarão representando todos os nossos artistas”, disse a presidente da Funad, Rosália Lins Araújo, acrescentando que os homenageados são destaques em suas respectivas áreas de trabalho e, assim como todos que fazem a Fundação, “acreditam que a arte pode transformar o mundo”.

Segundo ela, a Mostra de Arte retrata o produto final de tudo que foi vivenciado pelos usuários durante o ano nas oficinas de arte do NVA. “O evento é baseado no que é explorado pelo professor/reabilitador na sala de aula. E neste ano, a nossa diretora de espetáculo, Helena Madruga, com sua equipe multidisciplinar, buscou ressaltar através da peça ‘A bela e a fera’ que as aparências não dizem nada, são superficiais e os verdadeiros valores estão no coração”, justificou Rosália Araújo.   

“Nós, que fazemos a Funad, tentamos mostrar sempre aos alunos que ser bom não é necessariamente ser belo e ser feio não significa ser mal”, explicou Helena Madruga, lembrando que na vida “as pessoas têm que assumir diversos papéis e eles são circunstanciais. O público assistirá a um espetáculo inusitado e divertido, com novos personagens, mesmo a obra literária sendo mundialmente conhecida”, prometeu a diretora.

A solenidade de abertura da XII Mostra de Arte Funad será presidida pelo governador José Maranhão, no próximo dia 30, às 18h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, onde também estão programadas outras apresentações artísticas e exposição de peças da Oficina de Artes Visuais da Fundação. O evento acontece até a quarta-feira (2 de dezembro).

Da Assessoria de Imprensa da Funad