Fale Conosco

6 de março de 2014

Funad promove qualificação do Serviço de Reabilitação Intelectual



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realiza, até esta sexta-feira (7), no Auditório Jimmy Queiroga, a primeira qualificação do Serviço de Reabilitação Intelectual. O evento acontece sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente e se baseia nos novos referenciais teóricos e legislativo da Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista, sob enfoque do Plano Viver Sem Limites do Ministério da Saúde.

As discussões têm como eixo as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, Pessoas com Autismo e os Instrutivos da Reabilitação Intelectual. O encontro foi aberto nesta quinta-feira (6), pela Presidente da instituição, Simone Jordão. Na ocasião, houve duas palestras sobre o tema “Compreender a Deficiência Intelectual”. Foram convidadas a professora da UFPB, Adriana Gaião, e a psicológa Emeline Lemos. O tema será abordado também, nas palestras da tarde desta quinta-feira.

Na programação da sexta-feira, aspectos educacionais, clínicos e familiares serão discutidos durante os dois turnos e o encontro será encerrado, com apresentação em plenária.

Segundo Simone Jordão, trabalhar com deficiência intelectual, é desafiador “É preciso repensar as práticas e a Funad, como referência no assunto, há mais de 20 anos, precisa qualificar os seus profissionais. Os meses de março e abril, serão importantes nesse processo e durante esse tempo, estaremos realizando vários debates em torno da deficiência intelectual e do espectro autista, implementando novas práticas a partir do que estabelecem as diretrizes de atenção à saúde da pessoa com deficiência”.