Fale Conosco

9 de outubro de 2011

Funad promove II Módulo de Dança Esportiva com instrutora holandesa



O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), promove o II Módulo de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas com a técnica e árbitra holandesa, Gerrie Van Djik, nesta segunda (10) e terça-feira (11), no auditório Antônio Paulino, na sede da instituição, em João Pessoa. O curso é direcionado aos 30 profissionais que participaram do I Módulo, durante a Semana da Pessoa com Deficiência, no mês passado.

De acordo com a presidente da Funad, Simone Jordão Almeida, o primeiro módulo do curso foi ministrado pela coordenadora do Núcleo de Vivência em Artes da Funad, Luciene Rodrigues, que é campeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, na categoria iniciante em três danças latinas e bi-campeã de dança em cadeira de rodas, na categoria avançada em cinco danças latinas.

Gerrie van Djik chegou ao Brasil no final do mês passado para oferecer o curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas em algumas cidades do País. Djik já esteve em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e agora em João Pessoa (PB). Após o curso na Funad, a professora holandesa segue para a cidade de Santa Maria (RS), onde participa do “VIII Simpósio Internacional em Dança de Cadeira de Rodas” do dia 12 ao dia 15; e depois para Juiz de Fora (MG), onde acontecerá o “II Encontro de Acessibilidade UFJF”, no período de 20 a 22 deste mês.

O curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas faz parte de uma parceria do Governo do Estado com a Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR). A modalidade vem aumentando seu campo de trabalho e conquistando cada vez mais espaço no meio social, através de manifestações artísticas. No Brasil teve início a partir de 1990, e atualmente é praticada por mais de 15 estados com participação aproximada de 200 dançarinos com deficiência física.