Fale Conosco

11 de novembro de 2011

Funad promove 14ª Mostra de Arte na próxima semana



A arte do circo vai ser lembrada pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) durante a 14ª Mostra de Arte, que acontece na próxima semana, em João Pessoa. O evento, que é resultado do trabalho de arte-reabilitação promovido pelo Núcleo de Vivência em Arte nas áreas da dança, música, teatro, artes visuais e criação literária, será no período de 16 a 18 deste mês, das 15 às 17h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, e no pátio interno da Funad, das 8 às 12h.

A abertura do evento será ás 16h do dia 16, no Espaço Cultural, com a apresentação da peça “Saltimbancando”, com adaptação e direção de Helena Madruga e Luiza Barsi, inspirados no conto ‘Os Músicos de Bremen’, dos irmãos Grimm. A peça também se inspira nos saltimbancos dos Trapalhões, de Chico Buarque, e nos do Cirque du Soleil. “Na oportunidade, homenagearemos os artistas de circo de João Pessoa”, informou Luiza Barsi.

Os organizadores estimam a participação de 200 pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual da Fundação e da Escola Especial Ana Paula. Haverá também convidados, a exemplo dos alunos das escolas municiais Tharcila Barbosa (bairro do Grotão) e Dumerval Trigueiro Mendes (bairro do Rangel).

Programação – Na quinta-feira (17), das 8 às 12h, ocorrerá a Exposição de Artes Visuais e Criação Literária, no pátio interno da Funad, que permanece na sexta-feira, no mesmo horário. Também na quinta, às 15h, no Espaço Cultural, haverá a reapresentação do espetáculo “Saltimbancando”.

Já na sexta-feira (18), às 15h, no Espaço Cultural, será a vez da Mostra de Dança e Música com apresentação das escolas Tharcila Barbosa e Dumerval Trigueiro; Cantigamente (Escola Ana Paula); danças esportivas em cadeira de rodas, hip hop, dança do ventre, dança de salão, dança folclórica, dança artística em cadeira de rodas e o grupo musical “Descobertas do Amanhã”.

Para a presidente da Funad, Simone Jordão Almeida, a mostra é o resultado do compromisso e dedicação dos profissionais, somados à força de vontade e determinação dos usuários. “Nossa meta é ultrapassar os limites impostos pela deficiência e promover a inclusão social das pessoas com deficiência de uma forma prazerosa”, disse Simone, destacando que a arte e a cultura possibilitam a construção de uma sociedade sem barreiras.

[gview file="http://static.paraiba.pb.gov.br/2011/11/folder-programação-mostra-funad.pdf"]