João Pessoa
Feed de Notícias

Funad programa mais de 3 mil triagens preventivas com alunos da rede pública este ano

sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 09:34 - Fotos: 

A Coordenadoria de Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva (Codapa) deve realizar mais de 3 mil triagens preventivas com alunos da Rede Pública de Ensino da Paraíba este ano, segundo estimativa da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A ação busca detectar possíveis problemas auditivos que estejam interferindo no rendimento escolar de crianças e adolescentes. Os casos diagnosticados são encaminhados para exames e reabilitação com especialista.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, o trabalho é realizado de forma articulada, envolvendo a instituição e a direção das escolas. “Ele garante os direitos dessas crianças a uma educação plena, evitando problemas que possam atrapalhar sua aprendizagem”, afirmou. “É preciso ter uma visão ampla, além de ações eficientes e pioneiras. Só assim garantiremos uma cidadania plena”, completou.

Ainda de acordo com Simone Jordão, até agora já foram feitas quase 400 triagens, com previsão para mais de 3 mil até dezembro. Uma das ações atende alunos de 4 a 12 anos da rede pública.

Articulação entre Funad e escolas – Para que a ação seja realizada, primeiro é feito uma articulação entre a Funad e a escola, por meio da Codapa. Depois disso, uma técnica da instituição faz uma visita ao estabelecimento de ensino e agenda a triagem.

Na Funad, a criança passa por um exame preliminar, por meio do qual é observado se ela corresponde ou não aos estímulos auditivos. Se for detectado algum problema, ela é encaminhada ao otorrino da instituição, acompanhada pelos pais, para que sejam feitas avaliações e exame auditivo. Se for diagnosticada uma deficiência auditiva, os pais são orientados a acessar o serviço de reabilitação da Funad, na Codapa.

A direção da escola que desejar receber a triagem pode entrar em contato com a Funad/Codapa, por meio do número 3214- 7879 (ramal 232).

Capacitação e novos equipamentos – Desde 2011, a ação de detecção precoce de deficiências auditivas em alunos de escolas estaduais e municipais vem sendo intensificada pelo Governo da Paraíba. Esses estabelecimentos de ensino têm recebido acompanhamento sistemático da Funad.

Para garantir eficácia desse trabalho, a fundação tem qualificado seus profissionais e adquirido modernos equipamentos que permitem exames e avaliações dos usuários. O esforço tem ampliado o quadro de usuários atendidos pelo Serviço de Reabilitação de Pessoas com Deficiência Auditiva da Funad.

A Codapa – Trata-se de um o serviço da Funad especializado em atender pessoas surdas, com deficiência auditiva, ou ainda múltipla, que envolva algum grau de perda de audição. É trabalho da coordenadoria promover a habilitação e reabilitação das pessoas atendidas. Ela realiza oficinas de Língua de Sinais (Libras) para usuários e familiares, além de serviço de interpretação e ensino da Libras.

O setor possui ainda laboratórios de informática, leitura especial e escrita; estimulação precoce; fonoterapia; audiograma; serviço social; atendimento psicológico, médico e com especialista otorrino; e serviço de prótese auditiva. A Codapa funciona na Funad, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O endereço é Rua Dr. Orestes Lisboa, s/n, Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa.