Fale Conosco

19 de outubro de 2016

Funad participa de oficina sobre implante do sistema Baha para deficientes auditivos  



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência da Paraíba (Funad) vai participar de dois grandes eventos em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção à Audição (10 de novembro), que serão promovidos em João Pessoa. O objetivo dos eventos é discutir e orientar sobre perdas auditivas, prevenção, tratamentos e inovações tecnológicas que surgem com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida do deficiente auditivo.

O primeiro evento acontece no próximo dia 27, quando serão realizadas várias palestras, no Hotel Nord Class, em Tambaú, sobre prevenção, tratamentos e inovações tecnológicas. O evento gratuito será para pacientes de toda a Paraíba e profissionais da área. No dia 12 de novembro, no Busto Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, serão instaladas duas tendas e equipes multiprofissionais de saúde orientarão a população sobre perdas auditivas, tratamentos e inovações tecnológicas, além de distribuir brindes e material gráfico sobre o tema.

Os eventos serão promovidos pela empresa Cochlear, líder global em soluções auditivas implantáveis. Uma das inovações tecnológicas em prol da saúde auditiva, que será apresentada nas palestras, será a prótese auditiva ancorada no osso com o sistema Baha.  Para a presidenteda Funad, Simone Jordão, é uma honra participar dos eventos. “Este é certamente um novo produto de tecnologia assistida para pessoas com deficiência auditiva e nós entendemos a importância, especialmente, para os pacientes e os profissionais da área, que compreenderão essa nova tecnologia com o objetivo de favorecer os usuários”, disse, adiantando que a Funad estará presente com profissionais e usuários, que deverão conhecer o equipamento apresentado.

O evento contará com palestrantes especialistas no tema, além de pessoas com deficiência auditiva de toda a Paraíba, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, e representantes da Funad.

A oficina acontece em dois momentos: das 15h às 19h, com os candidatos ao sistema Baha e das 19h30 às 21h30, com os profissionais da área de saúde e contará com as presenças dos palestrantes Facundo Borlando, gerente de produto da Cochlear América Latina e das fonoaudiólogas da Politec Saúde São Paulo e Paraíba, Agatha Joner e Rogéria Dias.

Segundo a fonoaudióloga da Politec Saúde Paraíba Rogéria Dias, o evento contribuirá muito para a evolução dos portadores de deficiência auditiva e dos profissionais da área. “O implante por via óssea ainda é pouco conhecido pela população em geral, e um evento desse porte dá a possibilidade aos pacientes de conhecer as tecnologias, que podem trazer soluções para os problemas auditivos. É também um momento de troca entre os profissionais, com o objetivo de melhor atender às necessidades dos pacientes e assim promover uma condição auditiva mais favorável e melhor qualidade de vida”, explicou.

Sistema Baha – O Baha é uma prótese auditiva implantável de condução óssea, cuja sigla em inglês significa Bone Ancoreted Hearing Aids, ou seja, Aparelho Auditivo de Fixação Óssea, desenvolvido pela Cochlear. O sistema surge para ajudar aos pacientes em situações em que os aparelhos convencionais não atendem as necessidades.

O Baha pode ser utilizado em casos de surdez unilateral e em acientes com ouvidos crônicos (otites de repetição, popularmente conhecido como ouvido estourado) ou operados, além de crianças com malformações congênitas da orelha.