Fale Conosco

5 de dezembro de 2011

Funad participa de Fórum de Gestores da Política da Pessoa com Deficiência em Porto Alegre



presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão Almeida, e a diretora técnica, Joseli Gomes, estão participando do Fórum Nacional dos Gestores da Política da Pessoa com Deficiência, que acontece nesta segunda (5) e terça-feira (6),em Porto Alegre(RS).

O evento reúne secretários de Estado e representantes de entidades estaduais que deliberaram sobre os temas relevantes à política da pessoa com deficiência, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. A inciativa fomenta também o debate sobre projetos, programas e ações do executivo estadual e dos conselhos da pessoa com deficiência.

Neste ano, um dos temas que fazem parte das discussões é o “Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, lançado pela presidente Dilma Rousseff, no mês passado. O objetivo é promover a cidadania e fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto.

O Fórum Nacional é uma ação da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP) em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/12

Manhã:

9h – Abertura Oficial

10h – Apresentação e discussão da proposta de regimento interno do Fórum Nacional de Gestores

12h30 – Aprovação do Regimento Interno

 

Tarde:

14h – Apresentação dos principais desafios colocados pelo Plano Nacional Pessoa com Deficiência

Responsabilidades dos entes federados

Estratégias para a sua implementação

16h30 – Apresentação dos estados e municípios

19h – Atividade cultural: Jantar

 

Dia 06/12

Manhã:

8h30 – Conade – Desafios para a realização do ciclo debates para a Conferência Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

9h30 – Deliberações gerais do Fórum

 

Tarde:

Encerramento