João Pessoa
Feed de Notícias

Funad homenageia mães de usuários com apresentações culturais e almoço

quinta-feira, 6 de maio de 2010 - 17:37 - Fotos: 

O secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, abriu a festa de homenagem as mães dos usuários da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiências (Funad), realizada durante toda a manhã desta quinta-feira (6), em João Pessoa. O evento reuniu mais de mil pessoas.

Na ocasião, Sales Gaudêncio disse que a determinação do governador José Maranhão é potencializar esforços para a execução de programas capazes de propiciar a inclusão dos portadores de deficiência. Além disso, trabalha com ações integradas que também assistem aos seus familiares. A Funad realiza cerca de 800 atendimentos por dia nas mais diversas áreas, como bio-psico-social e pedagógica, além de assistência médica e social.

O secretário fez ainda uma saudação às mães em nome da primeira dama do Estado, Fátima Maranhão, e destacou que ela “parabeniza as mães dos usuários Funad pela sua força e dedicação, reiterando seu compromisso de cidadã, mãe e pessoa pública em lutar pela melhoria do atendimento dos portadores de deficiência, buscando eliminar discriminação e garantir sua plena cidadania”.

Além de Sales Gaudêncio, estiveram presentes ao evento a presidente Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), Tereza Alice; a gerente de Ensino, Teresa Mônica, mais usuários e familiares.

A presidente da Funad, Rosália Araújo, ressaltou que “não só por este dia, mas por todos esses anos, a Funad faz questão de homenagear estas mães guerreiras e cheias de fé em Deus e de confiança no trabalho desenvolvido pela instituição. A Funad é uma grande família, somos e estamos todos irmanados por uma única finalidade: promover o bem da pessoa com deficiência”, afirmou.

Maria Félix da Silva, mãe de um usuário da Funad, fez questão de fazer um apelo a todas as mães de portadores de deficiência que sejam persistentes, lutem por um atendimento de qualidade para os seus filhos. “Mães, não se sintam à margem, vamos buscar a inclusão dos nossos filhos no processo de desenvolvimento da sociedade e assim defender sua emancipação cidadã”, apelou. Ela agradeceu o trabalho e dedicação da equipe da Funad para a recuperação e evolução do seu filho.

Após a abertura oficial do evento realizada pelo secretário de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, a programação do evento teve prosseguimento com apresentações de grupos de escolas estaduais, com música, dança de salão e do ventre, além da cantora lírica Ana Gouveia, com ‘Ave Maria’. No encerramento, foi oferecido um almoço em homenagem às mães.

Ana Lustosa, da Secom-PB