João Pessoa
Feed de Notícias

Funad homenageia artistas paraibanos

segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 12:20 - Fotos: 

A homenagem será durante a abertura da XII Mostra de Arte da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – Funad, que acontece na noite desta segunda-feira (30), às 18h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural. O evento é aberto ao público e promete momentos emocionantes, onde a arte, o amor e a dedicação vencem as barreiras dos limites e transforma-se em inclusão social.

Em sua 12º versão, a Mostra de Arte é desenvolvida pelo Núcleo de Vivência em Artes (NVA) da Funad num trabalho de reabilitação direcionado para crianças, adolescentes e adultos com deficiência, seja na área auditiva, física, visual e mental, além de distúrbios de fala, comportamento e aprendizagem, que tem como objetivo o desenvolvimento de forma eficaz e prazerosa das potencialidades físicas e mentais de cada indivíduo vislumbrando a conquista da cidadania.
 
Para tanto, segundo a presidente da Fundação, Rosália Lins Araújo, desde o último mês de março, quanto teve início a construção do evento, os usuários conheceram o trabalho de alguns paraibanos de destaque, cujos nomes foram escolhidos para representar o abrangente e eclético universo de artistas paraibanos. Desses, podemos destacar o repentista Oliveira de Panelas, a atriz Zezita Matos, o artista Dadá Venceslau, o compositor Chico César, a cantora lírica Ana Gouveia, o diretor de teatro Eliezer Rolim Filho, a maestrina Socorro Estrela e o jornalista Anco Márcio, que estarão abrilhantando a noite de abertura da Mostra.

Dentro dessa perspectiva, a Funad buscou contemplar em sua Mostra todas as áreas, seja a dança, o canto, a literatura, as artes plásticas, entre outros, e com a peça teatral “A bela e a Fera”, sob o comando da diretora de espetáculo, Helena Madruga, mais de 100 artistas/usuários explicarão ao público que o Bem e o Mal se confundem e fazem parte do ser humano, que as aparências não dizem nada e que o importante, na verdade, é a essência de cada um de nós. “Esta será a nossa forma de agradecer aos artistas pela alegria e colorido que produzem, através de sua arte, em nossas vidas”, justificou Helena.
 
Com o tema “Quem ama o Feio…Bonito lhe parece”, a XII Mostra de Arte da Funad reúne também apresentações artístico-culturais nas modalidades: Dança de Salão, Hip Hop, Dança do Ventre, Dança em Cadeira de Rodas, além do show musical do grupo “Pagodeiros da Funad” e da exposição de peças da Oficina de Artes Visuais da Fundação. De acordo com a programação, as atividades acontecerão também na terça e quarta-feira (dias 1º e 02), sempre a partir das 15 horas.
Confira os nomes dos artistas homenageados durante a XII Mostra de Arte da Funad.

Artista 
OLIVEIRA DE PANELAS – Repentista
ZEZITA MATOS – Atriz/ Diretora
ANCO MARCIO – Ator/Diretor/Jornalista
SOCORRO ESTRELA – Regente coral
ANA GOUVEIA – Cantora lírica
CHICO CÉSAR – Compositor/Cantor
HELENA HOLANDA – Dança reabilitação
JOSÉ ENOCH – Bailarino/Coreógrafo
JESSIER QUIRINO - Poeta / Cantor
JURANDIR DO SAX – Músico
LINDAURA PEDROSA – Atriz
DADÁ VENCESLAU – Ator/Artista plástico/Carnavalesco
MARIA DO SOCORRO – Escritora infantil
VIRGÍNIA DANTAS - Artista plástica (escultura)
BETO BRITO – Cordelista
LILIAN FARIAS – Bailarina/Coreógrafa
BUENO MARTINS – Artesão
ELIEZER ROLIM FILHO – Diretor de teatro
WYLLS LEAL – Jornalista
ELIONORA MONTENEGRO – Atriz/ Diretora de Teatro
ROSELE MENDES – Dança reabilitação
JUAREZ FARIAS – Escrito
MAURICO GERMANO – Bailarino/Coreógrafo
DADÁ GADELHA – Canto e Dança folclóricos
SUZY BERLAMINO – Cantora
JOANA BERLAMINO – Escritora
FLAVIO TAVARES – Artista plástico
 
 

Assessoria de Imprensa da Funad