Fale Conosco

23 de dezembro de 2015

Funad é referência para acolhimento e reabilitação de bebês com microcefalia



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) é referência para o acolhimento e reabilitação de bebês nascidos com microcefalia. A Funad tem se mobilizado, no intuito de qualificar e ampliar o atendimento e os serviços que tradicionalmente já atendem os casos de microcefalia, desde a detecção precoce das deficiências no pré-natal, até a reabilitação dos bebês e atendimento às famílias.

A orientação é que as maternidades encaminhem os casos para a Funad imediatamente. Eles serão atendidos na Coordenadoria de Triagem, por uma equipe multidisciplinar. Conforme o diagnóstico conclusivo, será emitido um laudo médico e o portador de microcefalia será encaminhado para a reabilitação na instituição.

A microcefalia é uma lesão cerebral que ocorre no período gestacional, impedindo o desenvolvimento encefálico e interferindo no desenvolvimento do feto. Essas lesões podem estar relacionadas com fatores genéticos ou algum fator externo, bem como algumas doenças obtidas pelas mães no período gestacional. As sequelas pela microcefalia são graves. A má formação do cérebro pode resultar em deficiências mentais, físicas, visuais e auditivas. Cada caso é individualmente avaliado.

É importante destacar que todos os bebês que chegam na Funad entram como atendimento prioritário e se inserem o mais precocemente possível nos serviços de reabilitação. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do telefone 3214-7879, ramal 248, da Coordenadoria de Triagem da Funad.