Fale Conosco

14 de setembro de 2009

Funad e Educação promovem curso sobre Transtorno Global de Desenvolvimento



Oitenta professores da rede pública estadual irão participar, a partir desta segunda-feira (14), às 8h, do curso sobre Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), com objetivo de atender alunos com algum tipo de deficiência intelectual.

A iniciativa é do Ministério da Educação com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

Durante o evento, com duração de 80h/aula, os profissionais de educação serão capacitados para atuar nas salas de recursos multifuncionais que estão sendo instaladas nas escolas paraibanas, assim como a atender os alunos com TGD que já estejam incluídos em sala de aula do ensino regular.

Segundo a coordenadora da Assessoria de Educação Especial da Funad, Ana Cristina Bastos, pessoas com algum tipo de TGD, que pode ser Autismo, Síndrome de Rett ou Asperger ou ainda psicoses infantis, apresentam atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas como a socialização e a comunicação, o que interfere negativamente na sua convivência em sociedade.

O curso de capacitação em TGD será ministrado na Escola de Serviço Público do Estado (Espep), em João Pessoa, por instrutores do Distrito Federal e faz parte das ações que compõem o Plano de Ação Articulada (PAR).

O treinamento é desenvolvido em âmbito federal pelo MEC e nas esferas estadual e municipal pelas secretarias de Educação, com o objetivo de oferecer sustentabilidade para a Educação Especial, que, na Paraíba, é coordenada pela Funad.

Assessoria de Imprensa da Funad