Fale Conosco

16 de setembro de 2011

Funad comemora 20 anos e Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência



Uma vasta programação foi organizada para a comemoração dos 20 anos da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e para a mobilização do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21). A Semana da Pessoa com Deficiência – como é denominado o evento – será aberta neste domingo (18) e seguirá até a próxima sexta-feira (23), em João Pessoa. Estão previstas atividades educativas, culturais e esportivas na praia de Tambaú e na sede da Fundação.

O evento reunirá autoridades nacionais, estaduais e municipais que atuam em defesa da inclusão social e dos direitos das pessoas com deficiência, como o secretário Nacional da Política da Pessoa com Deficiência (SNDP), Antônio José do Nascimento Ferreira, e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer Luiz, além de profissionais da área, representantes de entidades voltadas a pessoas com deficiência, portadores de deficiência, familiares, amigos e a sociedade em geral.

A programação será aberta com a caminhada “Inclusão se constrói passo a passo – Funad, 20 anos na defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, no domingo (18), a partir das 15h. A concentração será no Busto de Tamandaré e a dispersão no Largo da Gameleira, entre as praias de Tambaú e Manaíra, onde acontecerão apresentações artísticas e culturais.

Da segunda até a sexta-feira (23), serão realizadas conferências, lançamentos de livro e selo, palestras, oficinas e o 1º Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que contará com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira da Costa Filho, e de prefeitos paraibanos.

De acordo com a presidente da Funad, Simone Jordão, a Semana da Pessoa com Deficiência será a consolidação dos 20 anos de trabalho que a fundação vem desenvolvendo como gestora da política da pessoa com deficiência na Paraíba nas áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano. “Somos referência nacional por atender a todas as áreas da deficiência”, destacou Simone.

“A Fundação é uma das poucas instituições no país que realiza atendimento em todas as áreas de deficiência (física, mental, visual, e auditiva), pessoas com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), altas habilidades e superdotação”, informou Simone Jordão, destacando ainda as ações de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

História - A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) foi instituída pela Lei Estadual nº. 5.208, de 18 de dezembro de 1989, mas sua fundação ocorreu em março de 1991, e o primeiro atendimento no dia 24 de abril de 1991, cuja data marca o início de uma trajetória pioneira no atendimento e inclusão das pessoas com deficiência no estado da Paraíba.

Desde 1991, a Funad já atendeu aproximadamente 24 mil pessoas da Paraíba e de outros Estados. Segundo o último levantamento feito pela Diretoria Técnica da Fundação, existem atualmente 3.480 usuários sendo atendidos e uma média mensal de 150 novos usuários sendo encaminhados para as coordenadorias, assessorias e núcleos de atendimento.

Corpo técnico – A Fundação realiza um trabalho interdisciplinar, dispondo de um corpo técnico de fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, advogados, educadores culturais, nutricionistas, terapeutas educacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogo, entre outros profissionais que somam 420 funcionários.

Atualmente, todos os estados do Nordeste apresentam percentuais de pessoas com deficiência acima da média brasileira (14,5%) e a Paraíba é o Estado que registra o maior número de casos de deficiência, com 18,8% da população declarando ter alguma incapacidade permanente.